na cidade

Bibliotecas contam aos miúdos histórias do Porto em junho

As atividades antes das férias incluem as habituais horas do conto mas também outros ateliers.
Fotografia de Guilherme Costa Oliveira para Porto.

As famílias já se habituaram a procurar as atividades das bibliotecas municipais, que todas as semanas levam aos miúdos novas histórias para descobrir gratuitamente. Neste mês de junho, o Porto e o São João são os temas escolhidos, com o objetivo de cativar os mais novos para a leitura.

Os Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, vão ter a sua primeira sessão a 4 de junho com a história “O Balão”, de Albano Martins, onde o protagonista, André, irá receber um balão dado pelo pai. A segunda semana, a 11 de junho, contará com “Celestino, O Rato da Biblioteca”, de José Vaz, uma história sobre um rato que “nasceu com um defeito de fabrico”, mas que vê a sua vida transformada pelas palavras de amor que leu em livros, como explica o site da autarquia.

O mês termina com “Porto Porto”, de João Pedro Mésseder, a 18 de junho. A história fala, claro, da cidade, mas também das suas belezas e dos seus moradores.

As sessões dos Sábados a Contar destinam-se a miúdos entre os três e os seis anos. Este mês, o primeiro sábado terá apenas uma sessão, às 11 horas, mas os seguintes terão as habituais sessões das 11 horas e das 15h30. Apesar de a entrada ser gratuita, é necessário fazer a prévia inscrição.

Quanto às Oficinas com Estória, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, começam a 4 de junho com “Um saltinho ao Porto”, de Isabel Zambujal. A história desenrola-se numa espécie de adivinha onde são exaltadas as características do Porto como a troca dos vês pelos bês ou a habitual neblina matinal.

A 18 de junho será a vez de falar sobre amizade partindo da obra “Lucas e Pandora”, de Álvaro Magalhães. No conto, os protagonistas são dois gatos portuenses, mas um nasceu na Ribeira e o outro na marginal.

No caso das Oficinas com Estória, os destinatários passam a ser os miúdos com seis a oito anos, sendo que também é necessário fazer uma inscrição (bmp@nullcm-porto.pt) antes de cada atividade. As sessões acontecem em dose dupla nos dois dias, às 11 horas e às 15h30.

As atividades deste mês não ficam por aqui. As sessões de “À quinta, há Histórias à Solta”, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, vão acontecer a 9, 23 e 30 de junho, orientadas por Teresa Madureira. Os horários são às 16h30 e às 18h30 e também é necessário fazer previamente a sua inscrição (bmp@nullcm-porto.pt).

Os mais novos, entre os 18 e os 36 meses, também vão ter atividades pensadas neles. A narradora Rita Sineiro regressa com “Ler antes de Ler” a 25 de junho, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, tanto às 11 horas como às 15h30. As inscrições são igualmente por email (bmp@nullcm-porto.pt).

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA