na cidade

Boas notícias: o calor e o bom tempo vão regressar ao Porto esta semana

Apesar da subida das temperaturas máximas, o IPMA prevê uma ligeira descida das mínimas e algum arrefecimento noturno.
Parece que o bom tempo veio para ficar.

As últimas semanas têm sido marcadas por um tempo instável, com temperaturas mais ou menos amenas e dias solarengos. Porém, temos boas notícias, maio despede-se com bom tempo e calor, mas não ponha já o casaco de lado, uma vez que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma pequena descida da temperatura mínima, acompanhada por vento forte da parte da tarde e arrefecimento noturno.

Esta segunda-feira, 27 de maio, começa com um céu pouco nublado e quase limpo. Ainda assim, é possível haver nevoeiro matinal em alguns locais do Porto, estendendo-se até ao final da manhã. Pode ainda contar com vento fraco a moderado de norte (até 30 quilómetros por hora), soprando por vezes forte (até 40 quilómetros por hora), na faixa costeira, em especial durante a tarde. Quanto às temperaturas, vai registar-se uma pequena descida das mínimas e uma subida das máximas, atingindo os 10 e os 20 graus, respetivamente.

Na terça-feira, 28 de maio, os termómetros começam a subir, com 22 graus de máxima e 12 de mínima. De manhã, poderá esperar um céu com poucas nuvens, mas o sol marcará presença ao longo de todo o dia. Recomenda-se o uso e reforço do protetor solar, pelo menos, de duas em duas horas, se terá exposição direta ao sol durante um longo período do tempo, pois há um elevado alerta da incidência dos raios UV (nível 8).

Na quarta-feira, 29 de maio, o cenário mantém-se idêntico, com uma previsão de céu pouco nublado ou limpo. Neste dia não custará tanto suportar o calor, pois prevêem-se ainda rajadas de forte vento, sobretudo à beira-rio. Já os termómetros continuam a subir, com 13 e 23 graus de mínima e máxima, respetivamente.

Poderá aproveitar o feriado de quinta-feira, 30 de maio, Corpo de Deus, para passear pela cidade, (re)visitar espaços icónicos do Porto ou simplesmente relaxar numa esplanada. A previsão de calor mantém-se. Se quiser aproveitar o feriado para fazer ponte e tirar alguns dias de férias, saiba que o fim de semana é o momento com a melhor previsão do tempo.

A partir de sexta-feira, até domingo, 2 de junho, os termómetros começam a disparar, podendo registar 26 graus de máxima, no Porto. Já as temperaturas mínimas também vão subir, atingindo os 15 graus. Prometem ser dias solarengos e com pouco vento, mas não se esqueça de reforçar o uso de proteção solar se tiver, durante um longo período de tempo, em exposição direta com o sol. 

Se for daqueles que adora o bom tempo para provar comidas mais frescas e leves, carregue na galeria para conhecer o DomoDomo, o novo restaurante de comida asiática do Porto. 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA