na cidade

Câmara do Porto abre balcão com soluções para eficiência energética

O Balcão Porto Energy Hub está disponível no Gabinete do Munícipe e em formato online ou presencial.
Fotografia de Miguel Nogueira para Porto.

A Câmara Municipal do Porto acaba de lançar o Balcão Porto Energy Hub. O objetivo deste novo serviço do Gabinete do Munícipe é ajudar os portuenses nas questões da eficiência energética.

Os agendamentos para o atendimento técnico começaram a 12 de setembro, altura em que passou a funcionar o novo balcão. Disponível tanto em espaço físico como online, o Balcão Porto Energy Hub foi criado no âmbito do Pacto do Porto para o Clima e resulta de uma parceria com a Agência de Energia do Porto.

“Este balcão é um espaço de atendimento e apoio a cidadãos e entidades que procuram soluções de eficiência energética e energia renovável, com vista a melhorar o conforto térmico e mitigar a pobreza energética”, explica a autarquia no seu site.

Para entender melhor do que se trata, este balcão dá aconselhamento técnico, legal e financeiro não só aos cidadãos do Porto como a entidades gestoras de habitação, sejam elas públicas ou privadas. O apoio prestado inclui ainda “informação detalhada sobre financiamento, soluções técnicas e legislação em vigor; esclarecimentos quanto ao potencial identificado; identificação de oportunidades e orientação para o preenchimento de candidaturas e apoio à implementação das medidas de eficiência energética e energia renovável”.

O Balcão Porto Energy Hub está disponível de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 19 horas, sendo totalmente gratuito. O agendamento do atendimento deve ser feito através do telefone (220 100 220).

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA