na cidade

Câmara Municipal do Porto e Airbnb juntam-se para promover alojamentos de confiança

O programa municipal "Confiança Porto/Trust Porto" é gratuito e vai distinguir os serviços de excelência.
Boas notícias para o turismo.

A Câmara Municipal do Porto quer qualificar a oferta turística da cidade. Para isso, uniu-se à Airbnb para juntas promoverem o Programa Municipal de Reconhecimento “Confiança Porto/Trust Porto”, cujo objetivo é “distinguir estabelecimentos de alojamento turístico que são exemplos de excelência no serviço prestado”.

Com este programa, as duas entidades querem não só melhorar os serviços oferecidos por cada proprietário mas também reconhecer quando esse trabalho é bem feito. Totalmente gratuito, o programa pretende melhorar a imagem do Porto junto dos turistas e com isso tornar a cidade cada vez mais atrativa.

“Os anfitriões na Airbnb com alojamentos no concelho do Porto poderão inscrever-se no programa e receber uma visita técnica das autoridades de gestão do alojamento turístico, que verificará o cumprimento das melhores práticas em termos de hospitalidade, equipamento, infra-estruturas, manutenção, ambiente e segurança de cada estabelecimento inscrito”, explicam em comunicado, acrescentando que os anfitriões poderão recorrer a sessões de formação online gratuitas para saber tudo aquilo que será analisado antes mesmo de a visita técnica ser feita.

“Com esta iniciativa, damos resposta às necessidades atuais do setor, na medida em que aspetos como a certificação dos alojamentos turísticos assumem cada vez mais importância entre os viajantes”, aponta o vereador do Turismo e Comércio da Câmara Municipal do Porto, Ricardo Valente.

Por sua vez, a General Manager da Airbnb Marketing Services, SL, Mónica Casañas, diz que “de acordo com os dados internos da Airbnb, nove em dez de todas as avaliações de hóspedes de anúncios na Airbnb no Porto em 2021 mostram que os hóspedes estão satisfeitos com a sua estadia, classificando-a como quatro ou cinco estrelas”.

Além desta parceria com a autarquia portuense, a Airbnb anunciou um novo compromisso de recuperação do turismo saudável para Portugal em articulação com as autoridades locais, uma estratégia que pretende apoiar as tendências de viagem que decorrem da pandemia. Entre as medidas tomadas estão uma “linha direta para que os vizinhos comuniquem diretamente à Airbnb preocupações urgentes sobre alojamento ou comportamento de hóspedes na sua comunidade local” ou a distribuição de detetores de ruído aos anfitriões.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA