Cada vez são mais frequentes os debates à volta de um futuro mais sustentável e como os mais diversos avanços tecnológicos podem contribuir para o efeito. Nesse sentido, a Universidade Católica do Porto desenvolveu a iniciativa INSURE.hub, que realiza nos próximos dias 16 e 17 de novembro, quinta e sexta-feira, a sua terceira conferência internacional.
“Ao longo destes três anos de atividade, sentimos um importante acolhimento para uma dinâmica de aproximação do setor empresarial e associativo ao académico, tendo como pano de fundo a cooperação e a criação de redes de aprendizagem mútua,” refere João Pinto, co-líder do INSURE.hub e docente da Católica Porto Business School.
O objetivo é inspirar, desafiar e promover a mudança pela sustentabilidade e regeneração, usando a inovação como aliado. Manuela Veloso, especialista em inteligência artificial e responsável pela J.P. Morgan AI Research é uma das personalidades em destaque, que estará presente e desenvolverá uma keynote sobre os desafios e oportunidades associados à inteligência artificial e a sustentabilidade. Diversos líderes nas áreas da Sustentabilidade e Regeneração em empresas e na academia também vão marcar presença, sendo apresentados estudos de caso de empresas como a Bondalti, a IMSA, a Mendes Gonçalves, a Domus Social, a Sarcol e a Água Monchique.
Dividida em dois dias, a terceira Conferência Internacional do INSURE.hub terá dois momentos. Um direcionado à vertente académica, no dia 16. Aqui, diversas apresentações e discussões vão comprovar como organizações e universidades podem colaborar na promoção da inovação e sustentabilidade. Peter Hanenberg, vice-reitor da Católica, dirigirá uma discussão que detém o maior destaque do dia, “Inovação, Sustentabilidade e Regeneração como componente chave da Responsabilidade Social das Universidades”.
Neste dia poderá ainda assistir à discussão “O Green Deal e o modelo económico da EU”, apresentado por Annette Bongardt e Francisco Torres, professores da Católica-Lisbon e a mesa redonda sobre “Inovação e Sustentabilidade: como podem as universidades e as organizações convergir e colaborar”, que conta com a presença de diversos docentes, funcionários municipais e profissionais do sector empresarial.
Já o dia seguinte, sexta-feira, será dedicado à vertente das empresas, que contará com a apresentação de seis estudos de caso e a então intervenção de destaque, de Manuela Veloso. Para fechar o evento, haverá ainda a entrega do Prémio MDS, para a melhor apresentação na vertente académica e um breve ponto de situação sobre as perspetivas de desenvolvimento da INSURE.hub, uma iniciativa que conta já com cerca de 70 entidades parceiras.
Manuela Pintado, co-líder do INSURE.hub e diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia, revela: “Pretendemos que esta conferência demonstre a importância do INSURE.hub como iniciativa transformadora e de partilha de conhecimento transdisciplinar e inovador, essencial para o cumprimento das metas da Europa para 2030 e do Pacto Ecológico Europeu”, ideia que vem a ser reforçada por António Vasconcelos, co-líder do INSURE.hub e co-fundador da Planetiers New Generation: “Queremos trabalhar com maior afinco a temática da literacia em sustentabilidade e regeneração e a articulação entre o setor empresarial e as novas gerações.” A participação nesta conferência é gratuita, mas requer inscrição prévia que pode ser efetuada online.