Esta semana só há boas notícias: vem aí mais um fim de semana prolongado, desta vez acompanhado de bom tempo. No Porto não faltam programas gratuitos para juntar os amigos, fazer uma experiência nova em casal ou gastar as energias dos miúdos. O grande destaque vai para as comemorações do 25 de Abril, que se estendem um pouco por todos os espaços do concelho.
A festa para celebrar a Revolução dos Cravos arranca já na noite desta quinta-feira, com vários momentos musicais de entrada gratuita. Pelas 22 horas, a Câmara do Porto promove uma homenagem ao mestre da guitarra portuguesa, Carlos Paredes. 15 minutos depois arranca um concerto de Capicua, seguido às 23h40 por uma atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto. Pela meia-noite, a Avenida dos Aliados torna-se o palco central de um espetáculo de fogo de artifício.
Na sexta-feira, 25 de abril, as celebrações do feriado nacional vão decorrer entre a Praça do General Humberto Delgado e a Avenida dos Aliados. A partir das 10 horas, a praça vai receber jogos tradicionais para todas as idades. Pelas 14h30 arranca o tradicional Desfile da Liberdade, que desce até à avenida principal da cidade. O momento é acompanhado pelo espetáculo “Cantar Abril”, pela intervenção da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril. O evento encerra pelas 16h15 com um concerto dos Retimbrar.
Se participar no desfile e quiser criar o seu próprio cartaz, desloque-se pelas 11 horas até ao espaço de eventos Fisga, que está a promover uma oficina de cartazes, também de entrada gratuita.
É possível celebrar esta data sem participar em programas específicos do 25 de Abril. Entre sexta-feira e sábado, vai decorrer na praia de Matosinhos a Liga MEO Surf 2025, onde poderá assistir, de forma gratuita e ao longo de três dias, à competição que junta alguns dos melhores surfistas do País e do mundo.
Estes são alguns dos destaques para este fim de semana prolongado, mas a New in Porto tem várias outras sugestões.
Quinta-feira
17h30 — Conversa com a artista Cláudia Gomes e a plataforma “Performing the Archive” sobre a escrita criativa em palco, no Teatro Rivoli.
18h30 — Concerto de Claiana, Nenny e Prétu para comemorar o 25 de Abril na Galeria Municipal do Porto.
Sexta-feira
19h30 — Sessão de leitura de poemas escritos por mulheres na Casa da Horta.
Sábado
7 às 13 horas — Feira da Senhora da Hora, com propostas que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.
8 às 13 horas — Feira da Vandoma, com variedade de produtos vintage e em segunda mão. Estarão expostos utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.
8 às 13 horas — Feira de produtos biológicos no Parque da Cidade.
9 às 16 horas — Feira de Custóias, com variedade de produtos alimentares frescos e têxteis.
10 às 16 horas — Conheça as propostas de artesanato, vestuário, beijutaria e sabores regionais no Mercado do Molhe, na Foz.
10h30 — Concerto de cavaquino português na Casa da Música.
11 horas — Hora do conto para miúdos com Sofia Azevedo e Maria Inês Gomes na Livraria Ave Azul.
11 e 15 horas — Leitura e performance de contos com a Helena Vieira e Verónica Magalhães, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
14 às 19 horas — Espreite o trabalho de artistas locais na Sábado Feira no Maus Hábitos.
15 horas — Oficina de joalharia artesanal com arame na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio.
17h15 — Lançamento do livro e exibição do documentário “Bom Povo Português” de Rui Simões no Batalha Centro de Cinema.
Domingo
7 às 13 horas — Feira dos Passarinhos para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação, na Alameda das Fontainhas.
10 às 17 horas — Espreite as propostas de antiguidades e velharias na Feira dos Golfinhos.
11 horas — Sessão de cinema infantil no Alameda Shop&Spot.