O Magusto, celebrado anualmente a 11 de novembro, é uma das festividades mais enraizadas na cultura portuguesa. A data, associada a histórias e lendas que atravessam gerações, é também rica em tradições gastronómicas. Aliás, o provérbio “No Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho” dita os elementos chave da celebração.
Por todo o País, há eventos para assinalar a data, muitos deles passados à volta da fogueira, onde se assam as castanhas, típicas da época. Este ano, o charmoso Torel Avantgarde, inserido no coração do Porto, eleva a fasquia das festividades.
O chef João Figueirinhas, responsável pelo restaurante do hotel portuense, convidou outros chefs portugueses, Rodrigo Cardoso e Lídia Brás, bem como o chef irlandês Harry Quinn e a dupla de cozinha e pastelaria Rodrigo Cláudio e Sara Soares, para a primeira edição do URO – Gastro Fire Sessions, uma iniciativa que promete celebrar o São Martinho de forma única no terraço panorâmico do espaço.
Assente na ideia de show e slow cooking, o URO quer juntar diferentes talentos do ramo gastronómico num ambiente animado e descontraído. A criatividade dos chefs convidados promete surpreender hóspedes, viajantes e locais.
“A ideia nasce do Magusto, onde o fogo assume o papel principal, da vontade de reunir amigos à volta do fogo e de celebrar sabores genuínos. É um evento que junta cozinheiros, produtores e parceiros locais em torno de uma ideia: cozinhar de forma consciente, utilizando todos os elementos do ingrediente. Queremos mostrar que é possível criar algo único e memorável respeitando ao máximo o produto e o ambiente”, explica à NiP o chef anfitrião, João Figueirinhas.
Privilegia-se o uso integral de cada ingrediente. “É dado um especial destaque à carne de porco, uma vez que os porcos foram criados pela vitivinicultora Filipa Pato e serão utilizados na sua totalidade”, reforça o chef, que, durante os dois dias do URO, dará a provar uma bifana com tupinambor, servida em bun de batata doce da padaria portuense Brites.
As restantes criações gastronómicas serão apenas reveladas no próprio dia do evento, que contará ainda com o Urban Market Green, um mercado que dará a conhecer marcas locais e inovadoras que partilham os mesmos valores éticos e ambientais.
O mercado, com propostas de moda, joalharia e decoração, estará aberto a todos, e não apenas aos participantes do URO, permitindo que mais pessoas visitem aquele que foi considerado, este ano, o melhor hotel de 5 estrelas em Portugal, pelos Publituris Portugal Travel Awards.
Nos dias 9 e 10 de novembro, sábado e domingo, o URO realiza-se entre o meio-dia e as 23 horas. O acesso ao evento estará disponível em dois formatos. O bilhete diário normal dá acesso a cinco momentos de degustação, acompanhado por quatro bebidas. Já o bilhete diário premium, garante um momento gastronómico adicional (seis no total), e outras condições especiais.
Os bilhetes podem ser adquiridos online e têm um custo de 55€ e 75€, respetivamente. Nos dois casos, o café é garantido, bem como as grandes protagonistas do evento: as castanhas assadas, prontas para aconchegar o estômago a qualquer hora do dia. A estação de metro dos Aliados fica próxima do hotel portuense.
A lenda de São Martinho
A história de São Martinho remonta ao século IV, quando Martinho de Tours, um soldado romano, se converteu ao cristianismo. Diz a lenda que Martinho encontrou um mendigo num dia de inverno rigoroso e, sem hesitação, cortou metade da sua capa e ofereceu-lhe para que este se pudesse agasalhar. Após este ato generoso, o frio e a chuva deram lugar a um belo dia de sol, em pleno outono.
Há ainda outra lenda que conta que, nessa mesma noite, Martinho teve um sonho no qual Jesus lhe apareceu vestido com a metade da capa que tinha oferecido ao mendigo naquele dia, mostrando assim a sua aprovação e reconhecimento pelo gesto de caridade. Este episódio ficou marcado como um símbolo de altruísmo e compaixão, tornando Martinho um exemplo de generosidade para as gerações futuras. A devoção a São Martinho rapidamente se espalhou por toda a Europa.