na cidade

Ciclos de cinema, leitura e mercados. Tudo o que pode fazer à borla no fim de semana

Aproveite os próximos dias para (re)descobrir a cidade com amigos, em família ou sozinho. Siga as sugestões da NiP.
Há muitos mercados por (re)descobrir.

Apesar das previsões do tempo para os próximos dias não serem as mais animadoras, no Porto o que não faltam são motivos para ter um fim de semana com uma agenda bem preenchida.  A atividade em destaque para esta sexta-feira, 1 de março, vai para os avós lá de casa. A Câmara do Porto está a promover a iniciativa “Saudal-Mente”, dedicado a maiores de 60 anos, com propostas físicas que fortalecem o corpo e a mente. Desde exercícios de mobilidade à meditação, todos estão convidados a participar, sempre às sextas-feiras às 11h30 na Piscina Municipal Eng. Armando Pimentel.

Este sábado, o Alameda Shop & Spot vai receber mais um atelier do Álbum de Família, desta vez dedicado à arte do ilusionismo. Na oficina “Vamos Aprender Magia”, os mais novos vão descobrir algumas técnicas e segredos por trás de ilusões famosas e aprender a transformar simples efeitos em grandes truques. As atividades decorrem este sábado, 2 de março, na zona de descanso do piso 2 do centro comercial, entre as 10 e às 17 horas. Não se esqueça de que a estação de metro do Estádio do Dragão fica próxima do spot portuense.

Já no domingo, arranca um evento que fica apenas a 20 minutos de carro do centro do Porto. Vai estrear no Europarque a primeira edição do MercaFeira, um mercado que junta mais de 30 lojas e marcas do comércio local de Santa Maria da Feira. Desde o setor do vestuário para miúdos e adultos, até a olaria artesanal, passando ainda por adereços em madeira, malas e marroquinaria, acessórios, aromaterapia para o lar e alimentos.

Além dos expositores comerciais, o programa inclui propostas musicais, uma sessão de Pilates, serviço de babysitting e massagens prestadas por profissionais das Termas de São Jorge. A entrada é gratuita e decorre este domingo, 3 de março, das 10 às 18 horas.

Estas são apenas sugestões. Espreite a lista embaixo para ficar à par de tudo o que pode fazer à borla no Porto nos próximos dias.

Sexta-feira

16 horas — Escultor Paulo Neves apresenta exposição “De Ferro” na Cooperativa Árvore.

18h30 — Ciclo de cinema britânico na Casa Comum, com o filme “The Filth and the Fury” de Julien Temple (2020) em destaque.

19 às 20 horas — Apresentação da edição do álbum “Subida Infinita” de Capitão Fausto no Fnac do NorteShopping.

21 horas — Álvaro Siza Vieira, Artur Santos Silva, Isabel Soares, João Soares e Rui Moreira apresentam “Portugal Amordaçado”obra de Mário Soares sobre os anos de fascismo na Livraria Lello.

Sábado

7 às 13 horas — Poderá visitar a Feira da Senhora da Hora com propostas, que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.

8 às 13 horas — Espreite a variedade de produtos vintage e em segunda mão na Feira da Vandoma. As propostas passam por utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.

8 às 13h30 — Apoie a produção e consumo sustentável da Feira de Produtos Bio no Parque da Cidade.

14 horas — Espreite a variedade de discos, revistas e outros objetos musicais no “Porto Vinyl Market” no Maus Hábitos.

15h30 — Ciclo de leitura para miúdos a partir dos 6 anos na Biblioteca Popular de Pedro Ivo.

15h30 — Ciclo de leitura para miúdos a partir dos 6 anos na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

16 horas — IV Festival Internacional de Música de Santa Cecília no Museu Romântico.

Domingo

7 às 13 horas — A pitoresca Alameda das Fontaínhas recebe a Feira dos Passarinhos para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação.

10 às 19 horas — O Jardim do Passeio Alegre recebe mais uma edição do seu mercado urbano com propostas para miúdos e adultos e ainda sugestões da gastronomia regional.

10 às 11 horas — Caminhada e prática de exercício físico no Pavilhão do Lagarteiro.

15 horas — Encontro de Skate na Praça Guilherme Pinto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA