na cidade

Cinema ao ar livre, jazz e muitos livros: tudo o que pode fazer à borla este fim de semana

Ao primeiro dia da Feira do Livro do Porto, juntam-se serões musicais, mercados e sessões de cinema. Há atividades para todos os gostos.
Atividades não faltam para um fim de semana em cheio.

O último fim de semana do derradeiro mês de verão está a bater à porta e para estes três dias, as previsões meteorológicas deixam adivinhar muito sol e calor. Não haverá então melhor convite para sair de casa e aproveitar as várias atividades gratuitas que a cidade tem à disposição.

O fim de semana começa logo em grande com a Feira do Livro do Porto que este ano terá como homenageado Manuel António Pina, autor, escritor, jornalista e figura da cidade, 11 anos após a sua morte. O evento, que decorre de 25 de agosto a 10 de setembro terá um total de 130 stands, divididos por mais de uma centena de editoras e alfarrabistas.

Mas mais do que livros, terá também atividades culturais, desde logo a exposição dedicada ao homenageado, um dos destaques do programa da NiP para ese fim de semana. Por outro lado, quem gosta de jazz pode dar um salto à baixa já esta sexta-feira.

Para aproveitar o bom tempo ao máximo, domingo pode também ser um bom dia para passar pelo Estádio do Mar e assistir à nova competição de ténis de praia. Mais uma ideia para um fim de semana em cheio.

Veja em baixo o programa completo que a NiP desenhou para os próximos três dias.

Sexta-feira 25 de agosto

— Mercado na Batalha: das 10 horas às 19 horas, aproveite o tempo solarengo para calcorrear a cidade e espreitar a oferta de de artesanato, gastronomia, moda, brinquedos, bijuteria e cerâmica na Praça da Batalha.
— Feira do Livro do Porto: arranca ao meio-dia com todas as bancas abertas. A partir das 17 horas poderá assistir à exposição “Pina Germano”.
— Dar Corda à Palavra com Mafalda Veiga: a artista sobe ao palco da Concha acústica pelas 19 horas, numa iniciativa inserida na Feira do Livro.
— Jazz Sessions — Era uma vez em Paris: é o regresso deste programa de música improvisada ao vivo. O encontro está marcado na rua Galeria de Paris, 106-108, das 20h30 às 23 horas.
— Cinema Fora do Sítio: é o penúltimo dia de sessões de cinemas ao ar livre que acontece noJardim de Arca D’Água, onde será exibido “A Pequena Sereia”, por volta das 21h30.
— Lux Filmes no Jardim: último dia para assistir um dos filmes nomeados ao Lux Film Prize. É a vez do filme “Close” da autoria de Lukas Dhont, vencedor deste ano. O encontro está marcado na Casa das Artes por volta das 21h30.

Sábado, 26 de agosto

— Mercado do Molhe: aproveite a manhã de sábado para um dia no mercado à beira do mar. Há gastronomia, moda, fumeiro, artesanato e até brinquedos. Na Pérgola da Foz do Douro, pelas 10 horas.
— Porto Beach Tennis: se os planos o levarem até à Foz, dê um salto no Estádio da Praia. Das 9 horas às 18 horas, vai disputar-se a quarta edição de ténis de praia nas variantes de pares masculinos, femininos e mistos.
— Torneio de Minigolfe: promovido pelo Clube de Minigolfe do Porto, à competição juntam-se atletas de todos os cantos do País para homenagear São Bartolomeu. Começa as 9 horas e estende-se até ao final da tarde.
— Oficina “Desenhar o Som”: no âmbito da Feira do Livro do Porto, o trio Themandus traz um serão único de jazz com um desafio para os espetadores, fazer uma representação visual a partir de uma apresentação musical ao vivo. Começa as 11h30.
— Cinema Fora do Sítio: o programa encerra com o filme “Indiana Jones e o Marcador do Destino”, como sempre as 21h30, desta vez no Largo do Amor de Perdição.

Domingo, 27 de agosto

— Cortejo do Traje de papel: a marginal da cidade enche-se de cor e alegria com o maior cortejo de trajes de papel do País, nas festas de São Bartolomeu. Começa as 10 horas, entre a Rua do Passeio Alegre e a praia do Ourigo.
— Cucu! Dá, Dá!: concerto de música para bebés dos 18 aos 36 meses, na Sala Unicer da Biblioteca Municipal Almeida Garret. Começa as 11h30 e a participação está sujeita à lotação do espaço.
— Contos errantes, com Carlos Marques: dirigido a crianças maiores de 3 anos. Uma atividade que convida os miúdos a viajar pelo mundo das histórias, no Terreiro da Biblioteca, pelas 11h30.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos locais imperdíveis da cidade.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA