Há um novo serviço para conhecer a cidade que precisa mesmo de descobrir. Chama-se Explore Porto e foi divulgado pela Câmara Municipal do Porto na passada sexta-feira, 18 de junho, embora já esteja ativo desde o confinamento.
Através deste novo serviço vai poder ficar a conhecer pontos de interesse da cidade e explorá-la de uma forma diferente do habitual. Tanto para turistas como para residentes. Com esta ferramenta, “pela primeira vez, é disponibilizada numa plataforma única, informação em tempo real sobre os transportes e principais pontos de interesse”, explica a autarquia no seu site.
As informações disponibilizadas podem ser acedidas através da aplicação web explore.porto.pt, que utiliza cerca de mil dispositivos espalhados por toda a cidade. Os pontos ou beacons azuis têm informação sobre mobilidade ou turismo daquele local e um código QR que permite que com um smartphone qualquer residente ou visitante tenha acesso a dados sobre as redondezas ou sobre como pode ir dali a outros pontos da cidade.
“Enquadrado na política do Município do Porto de valorização do papel das cidades enquanto agregadores de informação e serviços públicos digitais, o serviço destaca-se pela forma como a cidade se posiciona no processo de transição digital, procurando garantir o acesso a serviços inovadores, disponibilizados de forma aberta e neutra. Esta é uma tendência seguida pelas grandes cidades europeias, nomeadamente Helsínquia, Barcelona, Amesterdão, Antuérpia, entre outras, cidades com as quais o Porto tem estabelecido parcerias.”
Um das ideias aqui é também servir como impulsionador da diversidade do turismo e com isso levar os visitantes a descobrir zonas da cidade que podem não ser tão conhecidas do ponto de vista turístico. Entre as funcionalidades que mais se destacam está a possibilidade de desenhar uma rota e saber em tempo real como estão os transportes públicos para esse trajeto, descobrir a história, os horários e todas as informações sobre pontos de interesse e até descobrir o que há para ver perto do local onde se encontra. Para os mais curiosos, a plataforma é até capaz de permitir a categorização de pontos de interesse por parte de quem os introduz e de possibilitar que se definam e guardem locais de interesse para visitar mais tarde.
Num futuro próximo está previsto que haja uma maior ligação com os transportes públicos da cidade e até com as trotinetes e bicicletas partilhadas, o que permitirá saber com maior exatidão as disponibilidades e os horários, por exemplo. Além disso, irá ser possível a colaboração de outros empreendedores, no sentido de promover o desenvolvimento de novos módulos e funcionalidades em formato de open data.
Desenvolvido pela Porto Digital, o Explore Porto resulta da parceria com a cidade de Helsínquia, do investimento da autarquia e do apoio de vários fundos europeus. “Desde a sua génese, o projeto procurou ouvir e envolver a população portuense, num esforço de cocriação, sendo que através do próprio website continua a ser possível os utilizadores emitirem a sua opinião e proporem novos desenvolvimentos”, diz ainda a autarquia.