na cidade

Concertos gratuitos, mercados e pista de gelo: tudo o que pode fazer este Natal no Porto

De 30 de novembro a 6 de janeiro, a cidade volta a iluminar-se com as cores da época. A árvore gigante é outra das atrações.
Este ano, a árvore será maior do que em anos anteriores.

Esta terça-feira, 19 de novembro, a Câmara Municipal do Porto divulgou o programa que vai encher as ruas de luzes e cores. O destaque é a grande árvore instalada na Avenida dos Aliados, como já é tradição.

A autarquia garante que a programação foi “pensada para todas as idades, cheia de partilha e vários encontros”. Assim, as iniciativas estendem-se por vários espaços da cidade, com os concertos a acontecerem nos Aliados. O Mercado de Natal ocupa, mais uma vez, o Jardim da Cordoaria.

O arranque está agendado para 30 de novembro, sexta-feira, com um programa para “descobrir as cores e as formas do Natal na cidade”. A tarde fica marcada pelos temas de Natal, com a apresentação do Gospel Collective, a partir das 16h30. 

A Árvore de Natal será ligada pelas 18 horas, momento que contará com uma projeção de videomapping na fachada do município do Porto, sob o nome “Renascer de uma Estrela”. O momento incluirá ainda fogo de artifício, entre outras surpresas que a autarquia só revelará no próprio dia.

No mesmo dia, pelas 18h30, acontece o primeiro grande concerto da temporada. Fernando Daniel sobe ao palco principal da Avenida dos Aliados, com um espetáculo que promete ser uma viagem por temas antigos e recentes. O evento é de entrada gratuita.

No domingo seguinte, 8 de dezembro, pelas 18 horas, será a vez de Marisa Liz ocupar o palco dos Aliados. A cantora vai apresentar os temas do primeiro álbum em nome próprio, lançado no ano passado. 

Já a 15 de dezembro, domingo, à mesma hora, os Aliados recebem o espetáculo final de mais uma edição do Desporto no Bairro. O programa municipal, promovido pela empresa cultural e desportiva Ágora, leva quatro modalidades a bairros da cidade durante vários meses, o que resulta num espetáculo final e que juntará em palco nomes como Ace, Dealema, Deau, Keso, Rato54 com coordenação de Maze.

O espetáculo final de Desporto no Bairro do ano passado.

A 22 de dezembro, domingo, o palco da Avenida acolhe a festa de celebração dos 30 anos de carreira de Rodrigo Leão. No espetáculo, marcado também para as 18 horas, o artista juntará em palco vários jovens músicos do Porto. Todos os espetáculos vão contar com acompanhamento em Língua Gestual Portuguesa, tornando o programa de Natal mais inclusivo e acessível a todos.

Tal como nas edições anteriores, as luzes continuam a ser um dos pontos altos da festa. Como já é habitual, a árvore de Natal gigante ficará instalada à frente da Câmara do Porto, em plena Praça do General Humberto Delgado. 

A estrutura que terá, pelo menos, 30 metros de altura, conta com um design renovado e com uma amplitude mais tridimensional. Já as luzes da época vão estender-se num perímetro de 94 ruas. Destaca-se para este ano, a expansão da iluminação até às ruas Cândido dos Reis, Cais da Ribeira e em São Roque da Lameira.

A iluminação mantém-se acesa de 30 de novembro de 2024 até 6 de janeiro de 2025. De domingo a quinta-feira, poderá ver a árvore e as luzes ligadas entre as 17h30 e as 23 horas. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, o horário prolonga-se até à meia-noite.

Cordoaria volta a receber o Mercado de Natal

Este ano, no Jardim da Cordoaria e no Largo do Amor de Perdição, volta a instalar-se o tradicional Mercado de Natal. Promovido pela empresa municipal Ágora, o mercadinho urbano promete trazer propostas de presentes para todos os gostos. Estará a funcionar de 30 de novembro até 23 de dezembro, todos os dias da semana, desta vez, com horário alargado. 

No Mercado de Natal encontra presentes únicos e apoia artesãos locais.

O Mercado de Natal tem também programação para todos os membros da família, ocupando duas tendas. A Tenda de Natal vai acolher espetáculos de música, dança, teatro e circo. Já a Tenda de Cristal, vai ter oficinas para os miúdos.

O local acolhe também duas das atrações mais aguardadas por todos os portuenses. A Pista de Gelo Natural e o Carrossel Parisiense (apenas para menores de dez anos). O acesso aos equipamentos é livre, mas é necessário o levantamento de bilhete junto aos diferentes locais.

Condicionamentos do trânsito

De 22 a 30 de novembro, é permitido o estacionamento no Campo dos Mártires da Pátria apenas a veículos autorizados, sejam moradores ou trabalhadores da zona. A mesma medida aplica-se entre 1 a 30 de dezembro.

Dia 30 de novembro, é proibida a paragem e o estacionamento na Rua de Ramalho Ortigão. Nos dias 30 de novembro e 8, 15 e 22 de dezembro, a medida aplica-se na Praça do General Humberto Delgado.

Dia 30 de novembro, das 16h30 às 20 horas, e dias 8, 15 e 22 de dezembro entre as 18 horas e as 19h30, é proibida a paragem e estacionamento na Avenida dos Aliados, na Praça do General Humberto Delgado, na Praça da Trindade e nas ruas de Elísio de Melo, do Dr. António Luís Gomes, do Estevão, do Dr. Ricardo Jorge, do Clube dos Fenianos, de Ramalho Ortigão, de Guilherme da Costa Carvalho e de Rodrigues Sampaio.

Nessas mesmas datas, será alterado o sentido único para sentido norte — sul, na Rua do Almada. Já a Praça de Dona Filipa de Lencastre, a Rua de Ceuta, e a Rua de José Falcão mantém-se em sentido único, e a Praça de Guilherme Gomes Fernandes, em sentido norte — sul.

No dia 1 de dezembro, sábado, entre as 19 horas e as 20h30, o trânsito será proibido no Campo dos Mártires da Pátria, na Rua das Taipas, na Rua de São Filipe de Nery, na Rua das Carmelitas e na Rua do Dr. Ferreira da Silva. No mesmo dia, é proibida a paragem e estacionamento no Campo dos Mártires da Pátria, sendo que o trânsito estará condicionado com estreitamento de via na Rua da Restauração, com relocalização de paragens STCP. Todos os condicionamentos serão assegurados pela polícia.

De seguida, carregue na galeria para recordar algumas das iluminações de Natal do Porto nos últimos anos.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA