na cidade

Concertos, jogos tradicionais e desfiles vão marcar o 25 de Abril no Porto

Programação especial para assinalar os 49 anos da data vai dividir-se por dois dias. A entrada é gratuita.
Fotografia de Filipa Brito para Porto.

Pode já marcar na agenda porque a programação do Porto para este 25 de Abril já foi anunciada. Além do habitual desfile, as comemorações contarão com muita música e outros detalhes especiais, sendo que a participação nos eventos é sempre gratuita.

A programação começa com um concerto de Luta Livre, na Avenida dos Aliados, às 22 horas de 24 de abril. Luta Livre é um projeto de Luís Varatojo — que fez parte de grupos como Peste&Sida, A Naifa ou Fandango — dedicado à música de intervenção, com um toque de jazz e rock.

A seguir, subirá ao palco o Coral de Letras da Universidade do Porto. À meia-noite, o “Dia da Liberdade” será recebido com fogo de artifício.

O 25 de abril será dedicado também aos miúdos, com jogos tradicionais disponíveis na Praça do General Humberto Delgado a partir das 10 horas. Ao início da tarde, pelas 14h30, será junto à antiga sede da PIDE no Porto, no Largo de Soares dos Reis, que se fará a já habitual homenagem aos resistentes antifascistas.

É a partir desse ponto que partirá também o já tradicional Desfile da Liberdade, que passará por locais como a Avenida de Rodrigues de Freitas, a Rua de D. João IV, a Rua de Santo Ildefonso, a Rua de Passos Manuel, a Rua de Sá da Bandeira, a Praça de D. João I e a Rua de Rodrigues Sampaio, terminando depois na Avenida dos Aliados. Aí, a partir das 15 horas, a animação estará assegurada pelo concerto de Jorge Lomba, onde serão lembrados nomes como José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.

As atividades na Avenida dos Aliados contarão ainda com uma intervenção da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril e uma atuação da Brigada Victor Jara. A programação completa está disponível no site da Ágora.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA