na cidade

Conheça todos os programas gratuitos que pode fazer este fim de semana no Porto

As propostas para os próximos dias incluem cinema, exposições artísticas e muito mais. Espreite as nossas sugestões.
Miguel Bombarda vai encher-se de exposições.

Espera-se que o fim de semana esteja marcado por umas tréguas do tempo, trazendo de volta temperaturas mais amenas, quase a lembrar a primavera. O IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) prevê períodos de céu nublado com sol à mistura e temperaturas máximas a rondar os 23 graus. Prepare-se, pois nos próximos dias não haverá desculpa para não aproveitar a cidade e a sua alargada agenda cultural.

O grande destaque para este fim de semana são as Inaugurações Simultâneas no Quarteirão Artístico do Porto, na Rua de Miguel Bombarda. Este sábado, 16 de março, pelas 16 horas, todas as galerias e cantos desta zona da cidade vão encher-se de artistas, cores, mostras, oficinas, música ao vivo e outras dinâmicas que não vão deixar ninguém indiferente.

Entre as exposições, é de destacar a que vai decorrer na AP’ARTE Galeria. A mostra individual de Paulo Neves, “Pedaços”, envolve 25 peças escultóricas, feitas a partir de uma sequóia de 12 toneladas. A estação de metro dos Aliados, fica próxima das galerias do Quarteirão Artístico.

Já no domingo, 17 de março, está marcada uma sessão de cinema infantil gratuita no Alameda Shop & Spot. Pelas 11 horas, pode levar os miúdos a assistirem ao famoso filme “Patrulha Pata: O Super Filme”. Para garantir o acesso, deverá apenas realizar inscrição prévia na aplicação para telemóveis do centro comercial, que habilita um bilhete duplo por família (para a criança e o adulto que a acompanha). A estação de metro do Estádio do Dragão fica próxima do spot comercial.

Ainda para os gulosos, ao longo dos próximos três dias, decorre o Choc Choc Choc Chocolate Market, no centro comercial Venepor na Maia. Poderá fazer uma alargada degustação de chocolate nas suas mais variadas formas, desde brigadeiros, tabletes, bolachas, panquecas e até em licor. E ainda poderá participar em workshops e assistir showcookings. O mercado decorre entre as 14 e as 19 horas, sendo que a estação de metro do Fórum Maia deixa-o a poucos passos do centro comercial.

Conheça outros programas gratuitos para aproveitar a cidade este fim de semana na lista abaixo.

Sexta-feira

10 às 19 horas — Espreite as propostas locais de vestuário a artesanato e gastronomia regional no Mercado da Batalha.

18h30 — Assista ao filme “Control”, de Anton Corbujn (2007), na Casa Comum, inserido no Ciclo de Cinema Britânico, que tem como tema a “Música como ato de resistência”.

19 às 23 horas — Celebração dos 50 anos do grupo AC/DC com novas edições limitadas em vinil dourado, na Fnac do NorteShopping.

Sábado

7 às 13 horas — Poderá visitar a Feira da Senhora da Hora com propostas, que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.

8 às 13 horas — Espreite a variedade de produtos vintage e em segunda mão na Feira da Vandoma. As propostas passam por utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.

8 horas às 13h30 — Apoie a produção e consumo sustentável da Feira de Produtos Bio, no Parque da Cidade.

8 às 18 horas — Espreite a alargada coleção de curiosidades na Feira de Antiguidades e Velharias, na Praça Velásquez.

11 horas — Visita guiada no Museu Romântico. Necessária inscrição prévia.

11 horas — Ciclo de leitura de contos para miúdos dos três aos seis anos, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

12 às 20 horas — Spring Market na Rua Miguel Bombarda com propostas de vestuário, flash tattoos e workshops.

Domingo 

10 às 19 horas — Espreite as propostas locais de vestuário, decoração e gastronomia regional no Mercado da Alegria, nos Jardins do Passeio Alegre.

10 às 11 horas — Prática de exercício físico, inserida no programa municipal “Domingos em Forma”, no Parque Oriental.

20 às 21 horas — Música ao vivo no Mercado Bom Sucesso.

Se gosta de chocolate, carregue na galeria para descobrir os melhores spots para beber chocolate quente na cidade (acompanhado por outras gordices).

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA