na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

Da arte à beleza: atividades gratuitas para aproveitar o fim de semana no Porto

Entre as propostas à borla há um pouco de tudo, desde arte urbana a beleza, passando por música e bem-estar.

Chega mais um fim de semana com bom tempo e o Porto está cheio de propostas para todos os gostos — e todas elas de entrada livre. Entre sexta-feira e domingo, a cidade recebe iniciativas que cruzam arte urbana, música, bem-estar e até beleza. Se procura programas diferentes, reunimos algumas das melhores atividades gratuitas que pode aproveitar.

A primeira paragem é no NorteShopping, em Matosinhos, que recebe a segunda edição do Beauty in Town (BiT). Depois do sucesso em Lisboa, o mercado de beleza organizado pela NiT chega ao norte do País entre 10 e 12 de outubro. Durante três dias, entre as 10 e as 22 horas, o centro comercial vai transformar-se num ponto de encontro para apaixonados por maquilhagem, cuidados de pele e bem-estar. Marcas como Dyson, Perfumes & Companhia, Avène, Nuxe e ÉME Beauty vão marcar presença com bancas cheias de novidades, descontos e ofertas. Além das promoções, há ainda talks sobre nutrição, maquilhagem e cuidados de pele, DJ sets e até ativações ligadas ao exercício físico, como as dinâmicas de boxe interativo da BHOUT. 

Se prefere mergulhar no universo da arte urbana, não faltam opções. Até 31 de outubro, a galeria Alameda Art Spot, no Alameda Shop&Spot, apresenta “Chronicles”, a nova exposição individual de THECAVER. O artista portuense, conhecido pelos murais de grande escala e pela sua linguagem visual vibrante, reúne aqui uma seleção de trabalhos que mostram diferentes momentos do seu percurso. 

Ainda no campo do graffiti, este sábado, 11 de outubro, inaugura “21 Years of Letters”, de Danse127 (Alexandra Variações), no espaço NorteColor Graffiti Shop & Gallery, na Rua do Bonjardim. A exposição celebra mais de duas décadas de percurso da artista, reconhecida pela forma como conquistou espaço num universo maioritariamente masculino. Entre graffiti, tipografia e ilustração, Danse apresenta peças que desafiam convenções e exploram novas linguagens visuais. A inauguração acontece às 15 horas e é aberta a todos.

Neste fim de semana de atividades gratuitas, a arte também se cruza com a saúde mental na exposição coletiva “A arte quebra o que a mente cala”, que inaugura esta sexta-feira, 10 de outubro, às 17h30, no Museu Nacional Soares dos Reis. O projeto integra trabalhos de cerâmica criativa feitos por utentes do Hospital Magalhães Lemos, inspirados no acervo do museu. A mostra, que assinala também o Dia Mundial da Saúde Mental, poderá ser visitada gratuitamente até 14 de dezembro.

Na mesma tarde de sexta-feira, às 18 horas, a proposta é musical. A artista brasileira Maria Beraldo conduz a oficina “Escuta e Criação” na Lovers & Lollypops. A sessão não exige conhecimentos prévios e convida os participantes a ouvir coletivamente repertórios brasileiros — de Pixinguinha a Caetano Veloso —, para depois criar livremente em música, dança ou outras formas artísticas. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

Entre um mercado de beleza repleto de novidades, exposições de graffiti que celebram diferentes linguagens visuais e iniciativas que unem arte e saúde mental, não faltam formas de ocupar o fim de semana sem gastar um euro. O difícil vai ser escolher por onde começar.

Confira na lista abaixo outras atividades gratuitas que poderá fazer no fim de semana.

Sexta-feira, 10 de outubro

11h30 — Atividade física para mobilidade para séniores, inserido no programa municipal “Saudavel-mente”.

19h15 — Assista o filme “Kalliopē e o Caminho Sintrópico da Musa”, de Luís Rosa Lopes no Batalha Centro de Cinema.

Sábado, 11 de outubro

7 às 13 horas — Feira da Senhora da Hora, com produtos que vão desde os queijos artesanais ao calçado.

8 às 13 horas — Feira da Vandoma, com artigos vintage e em segunda mão, como utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.

8 às 13 horas — Feira de produtos biológicos, no Parque da Cidade.

9 às 16 horas — Feira de Custóias, com produtos alimentares frescos e têxteis.

9 horas — Aula de pilates no Pavilhão Fontes Pereira de Melo.

9h30 — Aula de ioga no Pavilhão do Viso.

10h30 — Sessão de leitura de contos para miúdos na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

21 horas — Encontro de fados na Alameda das Fontainhas.

21 horas — Observe o papel das aves na agricultura urbana na Horta da Oliveira.

Domingo, 12 de outubro

7 às 13 horas — Feira dos Passarinhos, para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação, na Alameda das Fontainhas. 

8 às 13 horas — Feira de Numismática, Filatelia e Colecionismo, na Praça D. João I.

11 horas — Oficina de joias no Museu Nacional Soares dos Reis.

16 horas — Espetáculo “As mais belas coisas do mundo” de Joana Providência no Palácio do Bolhão.

19h30 — Espetáculo “Memorabília” de Alma d’Arame no Teatro de Ferro.

ARTIGOS RECOMENDADOS