Está na hora de voltar a tirar o guarda-chuva do armário, pois ainda não será desta vez que poderá dizer olá ao verão. O mês de junho chegou atribulado, com uma depressão que veio trazer de volta os dias nublados. Mas não se preocupe que, em princípio, o sol e o calor marcarão presença no São João.
Depois de ter passado pela Madeira, onde quebrou o recorde de precipitação em Portugal, tendo ultrapassado os 600 milímetros de chuva acumulada, na estação do Areeiro, e provocado várias inundações e derrocadas, ao longo do território, a depressão Óscar aproxima-se do continente.
Os primeiros efeitos da depressão começam a fazer-se sentir já esta tarde nos distritos de Vila Real e Bragança. No entanto, a chuva forte e a trovoada chegam com maior incidência esta quinta-feira, 8 de junho, às regiões do Norte e Centro. “A depressão vai-se deslocando lentamente e aproximar-se do continente. Amanhã [quinta-feira] será a posição mais perto do continente. Ela nunca chega a atravessar e ao aproximar-se do território desloca-se para norte. No entanto, influencia-nos sempre pela proximidade, daí esta instabilidade com precipitação e possibilidade de trovoada”, explicou Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à agência Lusa, citado pelo “Diário de Notícias“.
Apesar de admitir que o “pior já passou na ilha da Madeira”, há outros distritos sob aviso amarelo esta quinta-feira, devido à chuva intensa. Além de Viseu, Guarda, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, também o Porto pode esperar fortes aguaceiros, por vezes acompanhados por trovoada.
No concelho do Porto, a chuva começa já esta quarta-feira, 7 de junho. Com probabilidade de 100 por cento de precipitação, as temperaturas continuam de verão, sendo previstos 25 graus de máxima e 18 de mínima. Já na quinta-feira, dia em que estão previstas “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”, entre o meio-dia e as 21 horas, a temperatura mínima mantém-se, enquanto que a máxima desce para os 24 graus.
Sexta-feira, 9 de junho, promete acalmar, apesar de ainda haver 100 por centro de probabilidades de precipitação. Nesse dia, os termómetros devem apontar para os 21 graus de máxima e 17 de mínima.
No fim de semana, a probabilidade de precipitação diminui e as temperaturas máximas aumentam. No sábado, 10 de junho, haverá ainda 80 por cento de chances de chover, mas os termómetros aumentam para os 22 graus de máxima. Já a mínima, desce para os 16. No domingo, 11 de junho, a precipitação cai para os 23 por cento e a temperatura máxima sobe para os 23 graus. A mínima volta a baixar para os 15.
Aproveite o feriado para relaxar em casa. Se quiser dedicar-se à cozinha, deixamos-lhe algumas opções de receitas para se divertir com os miúdos. Se é fã de sobremesas e doces, mas nunca sabe o que comer para não arruinar a dieta, carregue na galeria para descobrir algumas receitas de lanches saudáveis.