na cidade

É oficial: a travessia fluvial entre o cais do Ouro e a Afurada vai ser retomada

A ligação entre as duas margens do Douro encontra-se interrompida há mais de um ano. O cenário vai mudar em breve.
São Pedro da Afurada.

Durante mais de meio século (1961 a 2020), a embarcação “Flor do Gás” assegurou a ligação fluvial entre o cais do Ouro, em Lordelo do Ouro (no Porto), e o da Afurada, em Vila Nova de Gaia. Quase dois anos após a sua suspensão, a rota com duração de cinco minutos vai ser retomada. A notícia chegou nesta terça-feira, 15 de fevereiro, através de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia. Em declarações à Lusa, citado pelo “Jornal de Notícias” o autarca contou que o processo para recuperar o percurso já tem autorização para avançar.

“As câmaras do Porto e Gaia têm neste momento luz verde da tutela para lançarem um procedimento para retomar a travessia”, disse. O autarca confirmou ainda que o atual cais na Afurada, sob gestão da APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo), foi removido “para ser substituído por um novo”.

Apesar de não se comprometer com datas para o lançamento de um eventual concurso público ou caderno de encargos, “porque às vezes basta uma questão jurídica para atrasar”, Vítor Rodrigues apontou para “o próximo mês de março” o objetivo de ter “um caderno de encargos simples” e “muito adiantado” para lançar.

No ar, permanece a possibilidade do trajeto ficar a cargo da STCP Serviços — subsidiária 100 por cento detida pela intermunicipal Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, da qual a autarquia do Porto detém 53,69 por cento e a de Gaia 12,04 por cento — cujas competências ao nível de gestão de infraestruturas na cidade do Porto foi recentemente alargada.

“Essa é a questão jurídica que está a ser discutida. Se assim for, e eu veria isso com muitos bons olhos, nós cortamos caminho. Ou seja, evitamos os longos prazos dos concursos públicos e passamos a ter uma operação que é, no fundo, municipal”, salientou o presidente.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA