na cidade

Esqueça o TGV: este comboio consegue ir de Lisboa ao Porto em pouco mais de meia hora

Chama-se Maglev e é o comboio mais rápido do mundo. Viaja a 600 quilómetros por hora e nem toca nos carris.
É super rápido.

Atualmente, só há duas formas de ir de Lisboa ao Porto em menos de duas horas: de avião ou num carro que transporte o primeiro-ministro ou o ministro do ambiente. Mas este é um cenário que poderá mudar nos próximos anos, já que o governo anunciou já a sua intenção de avançar com o TGV, que circulará a velocidades máximas que rondam os 320 quilómetros hora.

Enquanto isso não acontece, vale a pena conhecer o Maglev. É o comboio mais rápido do mundo e fez a sua viagem inaugural esta semana em Qingdao, na China. Consegue atingir os 600 quilómetros por hora, o que significa, que, se estivesse disponível em Portugal,  conseguiria percorrer os cerca de 300 quilómetros que separam Lisboa e Porto em pouco mais de meia hora.

Este novo comboio tem uma particularidade: apesar de circular sobre carris, não toca nos carris enquanto está a andar. Isto porque recorre a uma nova tecnologia que lhe permite flutuar graças a uma força eletromagnética que o faz deslizar sobre os carris.

Atualmente, a China tem apenas uma linha Maglev para uso comercial e que liga o aeroporto Pudong, de Xangai, com a estação Longyang Road, na mesma cidade. Esta é uma viagem de 30 km que se faz em cerca de sete minutos e meio, com o comboio a atingir velocidades de 430 quilómetros por hora.

Várias novas redes apropriadas ao maglev estão em construção, incluindo uma que vai ligar Xangai e Hangzhou e outra entre Chengdu e Chongqing.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA