Pense no Wordle. Agora imagine que as pistas que vão surgindo a cada tentativa, nunca indicam a possível posição de cada letra. Apenas se alguma das cinco letras está ou não na posição correta.
O desafio, além de ser mais complicado, requer não só um vocabulário alargado como uma boa capacidade de lógica. Para ajudar a resolver os enigmas, os criadores desenharam um sistema que permite ir assinalando, em cada letra, a cor correspondente. Depois, é usar a cabeça até chegar à solução final antes das nove tentativas.
São nove porque, de facto, seria complicado concluir com sucesso este desafio apenas com as cinco instituídas no Wordle original. O jogo, que recebeu o nome de Quina — inspirado nas quinas, representadas nos cinco pontos que vão indicado as letras corretas ou incorretas —, saiu da cabeça e das mãos de Tânia Carvalho e André Santos, o casal que compõe a agência digital Icónica.
“A ideia já existia antes do Wordle. O André adora desafios e criar jogos e já tinha falado em criar algo à volta do Mastermind”, explica Tânia, a co-fundadora da empresa e formada em Ciências da Comunicação.
O sucesso do Wordle trouxe novamente a ideia à conversa e foi entre familiares, que também jogavam o jogo viral de palavras, que o desafio foi lançado. “Desafiaram-nos a criar algo baseado no Wordle, mas que fosse mais direcionado para Portugal. Nós próprios sentíamos essa necessidade. O Wordle é bom para quem domine o inglês. O Termo tem imensas palavras brasileiras e isso desanimava-nos um pouco.”
Dito e feito. Tiraram um fim de semana para criar o projeto e em três dias ficou pronto. Foi oficialmente lançado a 9 de fevereiro e, duas semanas depois, já tem mais de três mil utilizadores diários.
A outra metade da equipa é André Santos, programador e responsável pela parte mais técnica. Juntos, o casal que trocou o Porto pela pacatez de Baião tem dedicado parte do seu tempo livre a estes projetos paralelos. Não é sequer o seu primeiro jogo.
“Quando criámos a empresa, em 2018, queríamos ter duas vertentes ativas: trabalhar para os clientes mas também para nós próprios”, explica Tânia. “Sempre gostámos de desenvolver as nossas ideias no digital.”
Além de já terem criado vários jogos, alguns para clientes, não perdem uma oportunidade para criar pequenos projetos paralelos, alguns com caráter mais utilitário, outros puramente divertidos. Como o caso do Alma Santa, um site que funciona como uma espécie de confessionário digital.
“Lembro-me que na altura, estávamos a chegar ao Dia dos Finados, e pensámos em formas de as pessoas poderem expiar os seus pecados. Nós não somos religiosos, mas pensámos que podia fazer sentido”, nota. “Era uma forma de deixarem escritos os pecados, sentirem-se melhor e dar também um contributo com algum sentido de humor. E na altura, o Papa também tinha falado em algo relacionado com confessionários digitais.
Pelo caminho, aventuraram-se em muitas outras ideias, como um site que agrega as notícias mais importantes dos jornais portugueses, o Importante, ou até um site que o ajuda a escolher os filmes que poderá ver a seguir, sugestões baseadas suas preferências.
Por enquanto, todas as atenções estão agora viradas para o Quina que, garantem, só tem palavras em português de Portugal. E caso considere que esta versão é demasiado difícil, pode sempre treinar no modo fácil, criado para ajudar os novos jogadores a ambientarem-se ao novo desafio. Depois, é só fazer a obrigatória visita diária para tentar acertar na palavra do dia.