Sim, vai chover no fim de semana, mas isso não quer dizer que tenha que ficar em casa a deprimir. Numa altura em que o Dia do Pai se junta aos preparativos da Páscoa, não faltam atividades para fazer no Porto sem sequer ter que gastar dinheiro.
Como é habitual as atividades das bibliotecas esperam pelos miúdos logo no sábado, 18 de março. Os Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, vão abordar “O meu pai é meu”, de Eduardo Sá. Por sua vez, as Oficinas com Estória, também na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, vão destacar “O livro dos porquinhos”, de Anthony Browne.
Também dedicada aos miúdos é a oficina “Encontra-me!”, no Museu Guerra Junqueiro. O objetivo passa por aguçar a curiosidade e a imaginação dos miúdos a partir dos três anos.
Os amantes da arte e sobretudo das artes plásticas vão poder participar em mais uma edição das Inaugurações Simultâneas em Miguel Bombarda. O quarteirão cultural vai encher-se de novas exposições, ateliers e música.
Para quem procura uma atividade musical, o Museu Romântico vai receber um concerto de piano integrado no ciclo “O piano romântico: 150 anos de Rachmaninoff”. Desta vez serão João Bettencourt da Câmara, ao piano, e Augusto Trindade, no violino, a interpretar temas do compositor russo e de Edvard Grieg.
Ainda numa opção mais cultural, a exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, continua patente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, assinalando o centenário do poeta. A mostra conta com objetos pessoais do escritor e documentos inéditos.
As habituais atividades mais físicas como os Dias com Energia ou os Domingos em Forma mantêm-se. Ao mesmo tempo, conte com os mercadinhos semanais que se espalham pela cidade.
Para quem não se preocupa em investir algum dinheiro, pode sempre aproveitar diferentes atividades como ir espreitar as modas ao Portugal Fashion, provar um doce do Bolinhos do Jorge, marcar o Dia do Pai no Museu do Carro Elétrico ou com uma aula de ballet para todas as idades.
Sexta-feira
10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.
Sábado
9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.
10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.
10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.
11 horas — Início da sessão dos Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sobre o tema “O meu pai é meu”, de Eduardo Sá.
11 horas — Começa a oficina “Encontra-me!”, no Museu Guerra Junqueiro.
15h30 — Sessão de Oficinas com Estória sobre “O livro dos porquinhos”, de Anthony Browne, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
16 horas — Concerto de João Bettencourt da Câmara e Augusto Trindadel no Museu Romântico, no âmbito do ciclo “O piano romântico: 150 anos de Rachmaninoff”.
Domingo
9 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato ao Jardim do Passeio Alegre até às 18 horas.
10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.
Se o que quer mesmo é assinalar o Dia do Pai da melhor forma, pode sempre fazê-lo com um brunch. Carregue na galeria para descobrir alguns espaços portuenses com menus especiais para este dia.