na cidade

Esta terça-feira vai haver um eclipse solar parcial em Portugal

Porém, para assistir ao fenómeno, é necessário que não chova e o céu não esteja encoberto.
Esteja atento.

De acordo com o calendário da visibilidade dos astros, publicado pelo Observatório Astronómico de Lisboa, esta terça-feira, 25 de outubro, será visível em Portugal, entre as 12 e as 13 horas, um eclipse parcial do sol. Isto, claro, se as condições meteorológicas assim o permitirem.

A entidade indica que, para assistir ao fenómeno na sua plenitude, é necessário que não chova ou o céu não esteja encoberto. Porém, o “Notícias ao Minuto”, que cita a Lusa, nota que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê céu parcialmente encoberto ou com aguaceiros.

Este eclipse solar, que poderá ser observado na maior parte da Europa, no nordeste de África e em grande parte da Ásia ocidental e central, é o último de 2022. Por norma, há dois fenómenos deste género por ano.

Vale lembrar que o acontecimento resultado do alinhamento da Terra, do Sol e da Lua, com esta última no meio. Apesar de ser um fenómeno espetacular, exige alguns cuidados: nunca se deve olhar diretamente para o sol, mas através de filtros solares. Na falta destes, pode ver a imagem do mesmo quando estiver projetada num cartão ou na sombra das árvores.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA