na cidade

Estão de volta as atividades para os miúdos nas bibliotecas municipais do Porto

Sábados a Contar e Oficinas com Estória regressam com sessões gratuitas para idades até aos dez anos.
Fotografia de Guilherme Costa Oliveira para Porto.

Depois das férias de verão e da agitação do regresso às aulas, voltam também as atividades das bibliotecas municipais do Porto para os miúdos. Assim, os Sábados a Contar voltam a animar a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, tal como as Oficinas com Estória o fazem com a Biblioteca Pública Municipal do Porto.

A 8 de outubro, “A Grande Comichão”, de Victoria Cassanel, é a escolhida para a sessão de Sábados a Contar. A história trata sobre como “ajudar os outros nos traz muitas vezes inesperadas e maravilhosas surpresas”.

No fim de semana seguinte, a 15 de outubro, será a vez de “Eu quero mesmo aquele bolo”, de Simon Philip, que fará os miúdos refletirem sobre a difícil tarefa de resistir a um bolo de chocolate. O mês terá a última sessão do programa no dia 22, altura em que a obra de Gracias Iglesias, “Estranha Visita”, será abordada. Neste caso, a história fala sobre amizade com algum mistério e suspense à mistura.

Pensados para miúdos dos três aos seis anos, os Sábados a Contar têm sessões marcadas sempre para as 11 horas, sendo que a 8 de outubro haverá uma sessão também às 15h30. Apesar de ser gratuita, a participação requer uma prévia inscrição, que deverá ser feita no respetivo formulário.

No caso das Oficinas com Estória, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, “O muro no meio do livro”, de Jon Agee, é a obra eleita para 8 de outubro. A 15 de outubro, “A menina que plantava árvores”, de Caryl Hart, é a escolhida para falar de como o sonho de uma miúda pode inspirar uma aldeia inteira.

Outubro terminará com “O pequeno livro da vida”, de Maria Inês Almeida. A obra fala sobre a vida e sobre como na vida acontecem muitas coisas, sejam elas boas ou menos boas.

As Oficinas com Estória destinam-se a miúdos dos sete aos dez anos e têm lugar sempre às 11 horas e às 15h30. Neste caso, as inscrições deverão ser feitas através de email (bmp@nullcm-porto.pt). Todas as informações sobre as oficinas e restantes atividades estão disponíveis tanto no site da autarquia como na página das bibliotecas municipais.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA