Um dos programas favoritos dos casais mais românticos e aventureiros, é reservar os fins de semana passear e explorar os recantos que o nosso País tem para oferecer. Com a chegada dos dias mais frios e chuvosos, por vezes os planos podem ficar estragados. Contudo, há um spot, a uma curta distância do Porto, que é encantador quer faça chuva ou faça sol.
Se tem em mente um passeio romântico, ou quer surpreender o seu ou a sua companheira numa data especial como, por exemplo, fazer um pedido de casamento, temos uma sugestão perfeita. Falamos do Baloiço da Nossa Senhora da Paixão, muito partilhado nas redes sociais, onde já se tornou viral.
Conhecido como o “Baloiço da Paixão”, esta atração turística está inserida na Região Demarcada do Douro e no Parque Natural do Vale do Tua, ambas áreas famosas e conhecidas pelas suas paisagens naturais deslumbrantes. Nos últimos anos, esta zona tem sido alvo de um aumento significativo do turismo, sobretudo a pitoresca aldeia de Arnal.
A localidade pertence à freguesia de Linhares, no concelho de Carrazeda de Ansiães. No alto da serra, ergue-se o Santuário de Nossa Senhora da Paixão e, ao seu lado, encontra este famoso baloiço, que oferece uma paisagem incrível sobre o rio Douro e um ambiente de paz inigualável. A vista é panorâmica, incentivando os visitantes a momentos de contemplação e relaxe.
Apesar de ser um spot que tem ganho um maior número de visitantes nos últimos anos, continua a gozar da paz e sossego que tanto o caracterizam. A criadora de conteúdos Cátia Costa, por exemplo, partilhou a sua experiência no local, nas suas redes sociais, e a publicação já ultrapassou os 1.600 gostos e centenas de comentários.
“O acesso é feito por estradas locais que são estreitas e em terra batida”, explica a influenciadora digital numa publicação, acrescentando: “Existe espaço para estacionar próximo ao baloiço”.
Cátia descreve ainda o spot como um local imperdível para os aficionados deste tipo de atrações, garantindo que vão “adorar” visitá-lo.
Ver esta publicación en Instagram
O baloiço tornou-se, assim, não apenas um lugar de diversão, como um ponto privilegiado para apreciar a beleza natural da região. Situa-se a cinco quilómetros da vila de Carrazeda de Ansiães e a um quilómetro da Estrada Nacional 214 (EN214).
Além do Baloiço da Nossa Senhora da Paixão, o concelho de Carrazeda de Ansiães tem muito para ver. Um dos locais a não perder é o centro histórico, onde pode explorar a arquitetura antiga, visitar igrejas e ruas pitorescas que contam a história da região.
Para os amantes da natureza, o Parque Natural do Vale de Tua é um must-see, com trilhos para caminhadas, paisagens deslumbrantes e a oportunidade de apreciar a flora e fauna local.
Não pode ainda esquecer a Rota do Vinho do Porto, uma experiência imperdível para os apreciadores de vinho, onde poderá degustar alguns dos melhores vinhos da região e conhecer mais sobre a tradição vinícola da região do Douro.
Como lá chegar
Do Porto, tome a A28 e siga pela saída 1 para A4 em direção a Vila Real/Aeroporto. Mantenha-se na A4 durante 63 quilómetros e posteriormente, siga as direções para Bragança/Vila Real. 52 quilómetros depois, siga pela saída 27 para a IC5 em direção a Miranda do Douro/Alijó. Continue mais 19 quilómetros e siga pela saída 7 em direção a M314-1/Pinhal do Norte/Pombal.
Continue durante quase oito quilómetros e siga pela saída à N214. Continue por mais cinco quilómetros e encontrará o baloiço à sua esquerda.