na cidade

Este fim de semana há mais de 15 programas para fazer à borla no Porto

O mau tempo promete dar tréguas para aproveitar dias em família e de descanso no coração do concelho. Veja a nossa seleção.
Há muito para ver e fazer no Porto.

Aos poucos, a agenda cultural da cidade começa a encher-se de programas para animar os dias de todos os portuenses e não só. Pelo meio, e sobretudo ao fim de semana, não faltam atividades gratuitas como conhecer um espaço cultural novo, espreitar o trabalho de artistas locais e internacionais, passear pelas feiras da cidade e ainda levar aos miúdos a uma sessão de contos ou a um workshop. 

O grande destaque para este fim de semana vai para os apreciadores de fotografia. A Leica Gallery Porto recebe no sábado, 11 de janeiro, a partir das 15h30, a mais recente exposição do fotógrafo José Sarmento Matos. “Jamaika” apresenta um retrato profundo e sensível da vida no Bairro de Jamaica, oficialmente conhecido como o Bairro de Vale de Chícharos, na margem sul do rio Tejo. Trata-se de um espaço carregado de histórias, mediatizado pelas capas de jornais e inúmeras notícias de que foi alvo ao longo dos anos, sobretudo neste último. A mostra pode ser visitada gratuitamente.

Ainda na fotografia, a Livraria Trama propõe um workshop de fotografia flâneur. O objetivo é fotografar o espaço urbano à volta da livraria e promover uma discussão crítica sobre os processos de transformação urbana e social no Porto. A oficina é dirigida pelo coletivo (A)Briga e pela DGArtes — Arte pela Democracia. Acontece das 14 às 17 horas.

Fugindo um pouco da fotografia, mas ainda de olhos voltados para a arte, pode também visitar a primeira exposição artística do ano no ArtSpot do Alameda Shop&Spot. O centro comercial, inserido a poucos metros da estação do metro de Estádio do Dragão, recebe o trabalho de Sofia Brochado com a montra “Jazz das Andorinhas”, uma coleção de pinturas que procuram refletir “a beleza da simplicidade e magia das pequenas coisas da vida”, misturando música, natureza e arte. 

Estes são alguns dos destaques deste fim de semana, espreite na lista abaixo outros programas gratuitos para fazer no Porto nos próximos dias com a família, amigos ou na sua própria companhia.

Sexta-feira

21h30 — A Igreja da Lapa encerra as comemorações de Natal com o Concerto de Reis, com o Coro e a Orquestra do Conservatório de Música do Porto.

22h30 — O Castle Rock Hotel recebe o seu primeiro concerto do ano com a dupla Tozé Freitas e Gabriela.

Sábado

7 às 13 horas — Feira da Senhora da Hora, com propostas que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.

8 às 13 horas — Feira da Vandoma, com variedade de produtos vintage e em segunda mão. Estarão expostos utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.

8 às 13 horas — Feira de produtos biológicos no Parque da Cidade.

9 às 16 horas — Feira de Custóias, com variedade de produtos alimentares frescos e têxteis.

11 horas — Sessão de leitura do conto “A Colheita do Ratinho”, de Letícia R. Gancedo & Mar Ferrero, na Biblioteca Popular de Pedro Ivo.

15 horas — Visita guiada à exposição “O nome igual nos dois”, conduzida por António Ponte, na Casa Comum.

15h30 — Sessão de leitura do conto “Um Ano no Bosque” de Alice Melvin, na Biblioteca Popular de Pedro Ivo.

16 horas — Visita guiada à exposição “Superfície Desordem” de Jonathan Uliel Saldanha, na Galeria Municipal do Porto.

16 horas — DJ set “Clubs à Parte” de XXIII, com Ugho, Xico e Noia, no Musa das Virtudes.

16h30 — Lançamento do livro “O Último Cigarro”, de António Roma Torres, no Batalha Centro de Cinema. 

Domingo

7 às 13 horas — Feira dos Passarinhos para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação, na Alameda das Fontainhas. 

8 às 13 horas — Feira de numismática, filatelia e colecionismo, para venda e troca de moedas, selos, postais e outros objetos de coleção na Praça D. João I.

10h30 — Oficina de pintura para famílias “Na pele do artista”, com Eduardo Viana, no Museu Nacional Soares dos Reis.

16 horas — A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acolhe o Primeiro Encontro de Corais “Vamos Cantar as Janeiras”.

16 horas — A Rádio Pérola Negra apresenta Música Domingueira, no Musa das Virtudes.

Carregue na galeria para conhecer o glamping a duas horas do Porto, para uma escapadinha de inverno.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA