na cidade

Este sábado há um desfile para contar a história dos carros elétricos no Porto

O espaço museológico portuense vai juntar música, teatro, passeios e animação num só dia. Os bilhetes já estão à venda.
Ainda há atividades gratuitas.

Fundado em 1992 com o objetivo de preservar e divulgar a vasta coleção de carros elétricos, atrelados e veículos de valor patrimonial, o Museu do Carro Elétrico do Porto promove no próximo sábado, 4 de maio, um desfile para contar a sua história através da coleção de veículos.

O evento começa pelas 15 horas, onde no exterior do edifício do Museu, vão juntar-se os 15 veículos a desfile, com um momento musical a inaugurar o passeio, dirigido pela Batucada Musical e ainda com momentos de teatro protagonizados pelos atores residentes do Museu.

Partindo do Museu do Carro Elétrico, pelas 15h30, o desfile dos carros elétricos históricos da STCP vai seguir em direção ao Passeio Alegre, onde deverá chegar pelas 16h15, com posterior regresso ao Museu, pelas 17 horas, para seguir a viagem a caminho do Infante, onde chegará pelas 17h30 com retorno ao Museu, às 18 horas.

Os bilhetes para os passeios podem ser adquiridos diretamente no Museu do Carro Elétrico. Os adultos pagam 8€, já menores de 18 anos e seniores só pagam 5€. A entidade salvaguarda que o acesso aos elétricos está condicionado pela capacidade de cada veículo, assim como o acesso aos lugares sentados.

Além do passeio, ao longo da tarde, o Museu vai encontrar-se de portas abertas e com acesso gratuito, para todas as famílias portuenses participarem num programa cheio de atuações de música, dança e teatro, assim como workshops para as famílias. Pelas 15 horas, decorre o workshop “Olhó Pompom”, no exterior do Museu, com a duração de uma hora. Ainda no mesmo horário, será encenada uma animação ao ar livre com o elenco residente do Museu, interpretando personagens icónicas do Porto, com uma duração de 15 minutos.

Das 16 às 18 horas, decorre a oficina familiar “E se a minha mãe fosse um elétrico”, na Sala das Máquinas. Pelas 16h30, é a vez da atuação da Tuna Pitagórica da União Académica de Avintes, no exterior do Museu, com duração de 20 minutos. Ainda nesse horário, “Os recantos do museu” convida a uma visita orientada pelo interior do mesmo, com duração de 40 minutos.

Às 17 horas, o público poderá assistir a um espetáculo de ballet, promovido pela Escola de Ballet do Porto, na Sala das Máquinas, com duração de dez minutos. Meia hora depois, no exterior do recinto, poderá assistir à atuação do grupo de dança e cantares do Soutelo, com duração de 20 minutos e, ainda será promovida a segunda visita ao interior do Museu para quem não conseguiu assistir à primeira.

Anualmente, a STCP e o Museu do Carro Elétrico organizam o Desfile de Carros Elétricos, criando a oportunidade ideal para partilhar o acervo da entidade museológica com os portuenses e restantes visitantes.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA