Esta sexta-feira, 24 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Ciência, uma iniciativa promovida pela UNESCO, com o objetivo de enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes do ramo, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.
Em Portugal, são vários os apoios públicos que têm vindo a ser disponibilizados com vista à promoção da investigação científica e inovação, como os incentivos à Rede de Polos de Inovação Digital (Digital Innovation Hubs) e a criação de Zonas Livres Tecnológicas.
Assim, o Museu da Farmácia está a promover no Porto o atelier educativo, “Magia da Ciência”. A iniciativa acontece este sábado, 25 de novembro, pelas 15 horas. A atividade é dirigida a miúdos de cinco anos, que terão a oportunidade de se tornarem verdadeiros cientistas, explorando o mundo através de experiências fascinantes.
“Cada experiência é uma aventura emocionante e as crianças serão incentivadas a fazer perguntas, a criar hipóteses e a descobrir as respostas através da ciência. Será uma atividade, onde a imaginação voa livremente e o entusiasmo pela descoberta está sempre no ar”, adianta a organização do Museu. A participação no atelier custa 10€, sendo necessária inscrição prévia online.
O Museu da Farmácia é um projeto que tem vindo a ser uma referência a nível nacional e internacional, como o comprovam os milhares de visitantes recebidos e os diversos prémios com que o museu foi distinguido. Inaugurado em junho de 1996, em Lisboa, o Museu da Farmácia é o resultado de uma vontade inequívoca das Farmácias Portuguesas de preservar a história da sua profissão. Em 2010, foi a vez da cidade do Porto receber o Museu da Farmácia através da inauguração de um novo espaço.
Já que estamos a falar de miúdos, carregue na galeria para conhecer algumas das propostas da Baby Liberdade para a nova estação.