na cidade

Estes workshops vão ensiná-lo a fazer cascatas de S. João

A participação é gratuita, só precisa de se inscrever. As aulas arrancam no próximo dia 31 de maio.
Fotografia de Ágora.

Depois de dois anos sem festa, parece que é desta que os portuenses vão poder voltar a sair à rua para festejar o S. João. Além dos martelinhos, das sardinhas, do manjerico e do alho porro, há outra tradição muito importante na cidade: a das cascatas. Se quiser, pode ir aprender a construir uma.

As oficinas para a construção de uma cascata comunitária decorrem na Oficina Brâmica, como explica a Ágora, tendo a coordenação de Teresa Branco. Depois, a cascata — que contará com cerca de 250 casinhas — ficará instalada no Mercado Temporário do Bolhão entre os dias 21 e 27 de junho.

“Organizada pela Câmara Municipal do Porto, através da Ágora — Cultura e Desporto do Porto, a Cascata Comunitária de São João é um dos projetos que, do ponto de vista social, mais tem contribuído para a materialização do referencial coletivo de um dos símbolos tradicionais da Festa de São João na cidade”, diz a Ágora no seu site.

De participação gratuita, as oficinas têm lugares limitados, pelo que será necessário fazer uma inscrição prévia por email (termarbranco@nullgmail.com). As aulas estão marcadas para 31 de maio, 2, 3, 7, 8 e 9 de junho, sempre entre as 10 e as 13 horas.

Curiosamente, decorre também até 26 de maio o período para inscrição no concurso das cascatas de S. João. Como é habitual, a competição irá destacar a criatividade destas instalações e todos podem inscrever-se — sejam pessoas singulares ou coletivas — desde que tenham residência ou sede no concelho.

Há categorias para menores de 15 anos, para maiores de 15 anos e para pessoas com necessidades especiais. As melhores cascatas em cada categoria recebem 800€, enquanto os segundos classificados recebem 600€. Todos os detalhes bem como a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Ágora.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA