na cidade

Exposições de arte e outros programas para fazer à borla este fim de semana no Porto

Os tradicionais mercadinhos de rua estão ao rubro e o bom tempo traz de volta o cinema ao ar livre. Espreite as sugestões da NiP.
Aproveite ainda o bom tempo para fazer um piquenique.

Entre o bom tempo e o fim de semana prolongado, só temos boas notícias para partilhar nos próximos dias. No Porto não faltam propostas de atividades e programas para fazer em família, na sua própria companhia, a dois ou com amigos. Um pouco por toda a cidade, mantêm-se os mercadinhos urbanos, uma oportunidade para rever antiguidades e apoiar pequenos comércios locais e artesãos. 

Outro dos destaques vai para a Bienal de Artes Performativas de Amarante, apenas a 30 minutos de carro do Porto. A inauguração da primeira edição desta evento acontece esta sexta-feira, 7 de junho, pelas 19 horas. O objetivo é relacionar a arte com a educação e o pensamento. O programa decorre até ao próximo domingo, 16 de junho, com uma alargada programação de espetáculos e oficinas abertas ao público. 

Outra sugestão vai para este sábado, 8 de junho, na Cooperativa Árvore, com a abertura de mais uma exposição. Marcada para as 16 horas, o “Projeto Encaixe” junta a iniciativa de investigadores de Artes Plásticas, artistas estabelecidos e estudantes de duas instituições de Ensino Superior que se dedicam à prática e à investigação artística. 

A mostra junta, assim, o trabalho de 53 artistas convidados, à volta da caixa e com ligação a três instituições, a Cooperativa Árvore, a Faculdade de Belas Artes do Porto e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Pode ser visitada até ao dia 29 de junho. 

Estas são apenas algumas das atividades em destaque para este fim de semana. Espreite a lista abaixo para saber tudo o que pode fazer nos próximos dias, de forma gratuita, no Porto.

Sexta-feira

10 às 19 horas — A Praça da Batalha recebe a sua tradicional feira de velharias e outras propostas artesanais.  

11h30 — A Piscina Municipal Eng. Armando Pimentel promove um conjunto de atividades físicas para maiores de 60 anos. 

17 horas — Performance “Rotas” do Cultura em Expansão na Associação da Pasteleira Torres Vermelhas.

Sábado

7 às 13 horas — Poderá visitar a Feira da Senhora da Hora com propostas, que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.

8 às 13 horas — Espreite a variedade de produtos vintage e em segunda mão, na Feira da Vandoma. As propostas passam por utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.

8 horas às 13h30 — Apoie a produção e consumo sustentável da Feira de Produtos Bio, no Parque da Cidade.

8 às 18 horas — Espreite a alargada coleção de curiosidades na Feira de Antiguidades e Velharias, na Praça Velásquez.

11 horas — Sessão de contos para miúdos dos três aos seis anos na Biblioteca Popular de Pedro Ivo.

15 horas — Visita guiada à fábrica de louças de Miragaia com ponto de partida no Museu Nacional Soares dos Reis.

16 horas — Peça de teatro e dança “Querido Planeta Azul” na Praça D. João I.

21h30 — Concerto “Camões: 500 anos de História, Música e Poesia”, no Grande Auditório do Fórum da Maia.

Domingo

7 às 13 horas — A pitoresca Alameda das Fontaínhas recebe a Feira dos Passarinhos para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação.

10 às 19 horas — Mercado da Alegria, nos Jardins do Passeio Alegre, com propostas locais de vestuário, decoração e gastronomia regional. 

18h30 às 21h30 — Sunset party no Portobello Rooftop com Rita Pereira Pinto.

Se quiser ainda aproveitar o fim de semana para ver as vistas sob o Douro ou a cidade, acompanhado por um copo, carregue na galeria para conhecer dez rooftops portuenses de paragem obrigatória este verão.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA