na cidade

Fãs de carros, tomem nota: este rally europeu vai passar pelo Porto

O Six Bridges Rally quer candidatar grandes pontes a Património Mundial da Humanidade.
Aqui não há competição

O Porto, o rio Douro e as suas pontes vão ser o cenário ideal para uma etapa do Six Bridges Rally. Esta aventura europeia passa pela cidade no próximo domingo, 19 de setembro.

Com o objetivo de candidatar a Património Mundial da Humanidade as grandes pontes metálicas em arco da Europa, este rally vai percorrer mais de seis mil quilómetros ao longo de 16 dias. Vai passar por nove países europeus para contabilizar seis pontes e conta com a passagem pelas pontes Luiz I e Maria Pia, que ligam o Porto e Vila Nova de Gaia.

“O objetivo é não só dar a conhecer estas grandes obras da engenharia dos finais do século XIX como também dar um novo impulso à proposta conjunta de elevar mais cinco pontes metálicas de grande arco a Património Mundial da UNESCO, tal como já acontece com a ponte Luiz I desde 1996”, explica a Ágora.

Ao todo, são 41 equipas distribuídas por 36 carros e cinco motas, todos anteriores a 2001. A aventura começou a 11 de setembro, na Alemanha, e já passou por Itália e França. Sem competição, os participantes têm apenas que cumprir o itinerário. O final está marcado para 26 de setembro, também na Alemanha.

A caravana tem chegada prevista ao Porto entre as 16 e as 18 horas de domingo, onde irá fazer uma breve paragem no Cais da Ribeira. O percurso seguirá pelo tabuleiro inferior da ponte Luiz I em direção à Serra do Pilar, onde terminará a prova. Já na segunda-feira o grupo fará um tour fotográfico junto à ponte Maria Pia antes de rumar em direção a Guimarães.

Todas as informações sobre este rally estão disponíveis no site oficial.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA