Curiosamente, não é a primeira tour deste género na cidade. Desde sempre existiram passeios semelhantes que procuram dar a conhecer este lado mais misterioso do Porto, mas como contou a criadora da tour “Stories of the Gost” à New in Porto, a má promoção destas dinâmicas, leva ao total desconhecimento por parte das pessoas, sejam turistas, assim como os próprios locais.
Motivado pelo interesse por histórias místicas e invulgares, nasceu este projeto tão incomum “Stories of the Ghost” (Histórias do Fantasma, traduzido em português). A primeira excursão foi no passado dia 3 de julho. Até ao momento, todas as sessões ocorrem exclusivamente aos sábados. Começam por volta das 20 horas, tendo uma duração de duas a três horas, dependendo do grupo. Eventualmente, se algum grupo reunir dez ou mais pessoas, pode efetuar-se uma reserva privada para qualquer outro dia da semana sem ser só aos sábados. Atualmente, o público-alvo do “Stories of the Ghost” é a população local.
“Gostaríamos que a tour seja mais um ‘must visit’ para visitantes do Porto em qualquer altura do ano. Todavia, estamos interessados em atrair turistas, estamos numa fase de angariação de investimentos para acelerar o nosso posicionamento no mercado de turismo de Portugal”, explicou Tatiana Sells, criadora e responsável do projeto.
A tour começa na estação de comboios de São Bento, uma joia da cidade. A rota passa pela Avenida dos Aliados, Galerias de Paris, Torre dos Clérigos até ao Hospital Santo António. São pontos locais turísticos muito bem conhecidos, mas que ganharão outra perspetiva depois de fazer esta tour. “Depois da tour, as pessoas tornam-se verdadeiros videntes ou psíquicos porque passam a ver os fantasmas da cidade que ninguém vê”, adiantou a responsável do projeto.
O que diferencia esta tour das outras é a existência de uma personagem, o Fantasma do Porto. “É ele que conta todas aquelas histórias que fazem parte da tour. Recentemente roubou um telemóvel a um turista e agora partilha no Instagram casos da sua vida após a sua morte, assim como factos místicos divertidos da história de Portugal. Nem é preciso comprar um bilhete para ficar a saber lendas, mitos, lugares assombrados do País. Basta segui-lo no Instagram”, sublinha.
A rota e a informação que a compõe foi desenvolvida por uma guia turística experiente. Durante anos, colecionava histórias, mitos, lendas e estudava o impacto das mesmas junto aos turistas de diferentes países. Os mais impressionantes foram então escolhidos para a excursão. “Nenhuma das histórias tem algum facto ‘chato’, pois tudo é importante. Além disso, cada história evoca algum tipo de emoção, as pessoas ficam surpreendidas, riem-se, acrescentam as suas próprias histórias ou as experiências de amigos. As duas horas da excursão voam e os visitantes nem reparam como passa o tempo”, defende.
O conteúdo da tour é um verdadeiro património da história portuguesa, segundo a responsável “tão rica que não foi preciso inventar algo para impressionar os visitantes”. Cada mito e os seus factos foram encontrados em livros, artigos de historiadores, contos populares, histórias de família e amigos. A única adaptação feita foi omitir detalhes que não fossem interessantes e sem importância para a narrativa, para não perder o dinamismo desta iniciativa.
Para a Tatiana — e para o fantasma protagonista — a história que mais gostam de contar é a famosa “mulher-homem”, que na altura, apareceu em todos os jornais do Porto. Em meados do século XIX, ela e a sua mãe, mesmo sem saber ler nem escrever, conseguiu organizar uma seita composta por várias centenas de pessoas.
Entre as histórias vai ficar a conhecer um dado curioso sobre a Torre dos Clérigos, que se diz ter sido erguida sob os ossos e restos de criminosos da cidade. Vai ainda conhecer os segredos que esconde o cemitério da Lapa desde o século XIX ou a história da morte de muitos arquitetos por uma “maldição” depois de construírem muitos dos monumentos e edifícios que hoje compõem o centro histórico do Porto.
O projeto “Stories of the Ghost” não pretende ser uma excursão única e afirmar o passeio pelo centro histórico da cidade, envolvendo fantasmas, lendas, crimes escandalosos e rituais mágicos. “Em termos profissionais, isto é um MVP (produto viável mínimo). Num futuro próximo prevemos lançar outros percursos, por exemplo num dos cemitérios ou nas catatumbas do Porto. E não vamos ficar apenas por esta cidade. O nosso objetivo é lançar a maior rede mundial de excursões. A seguir, vamos criar tours míticas em Lisboa, Braga, Coimbra, Barcelona, Madrid, Sevilha, Salamanca, entre outras cidades”, acrescenta.
Pode juntar um grande grupo de amigos e agendar a sua excursão. Se tiver coragem de ir sem companhia conhecida e quiser participar numa das sessões aos sábados, pode marcar através das redes sociais do projeto. Os interessados podem encontrar mais informações online sobre a tour e os preços, que vão variar entre os 15€ e os 25€ por pessoa.
Lembre-se que a tour começa na estação de comboios de São Bento e pode facilmente deslocar-se até lá de metro, pois tem a menos de 100 metros, as estações de São Bento ou os Aliados. Caso seja pouco aventureiro e se queira ficar pelas tours mais convencionais, carregue na galeria para conhecer algumas sugestões.