Criado em 2001, o Porto Pride é o evento pride mais antigo do norte de Portugal e regressa este fim de semana para três dias de celebração, mas também de luta. Na sexta-feira, a Porto Business School acolhe uma summit sobre os direitos humanos da comunidade LGBTI+. Entre as 19h30 e as 21 horas, o Yotel Porto recebe a warm up party do festival no seu restaurante.
No sábado, entre as 16 horas e a uma da manhã, o Largo Amor de Perdição, na Cordoaria, é o palco do Arraial Pride, com artistas Queer em destaque. Já no domingo, para encerrar o evento, a organização convida a um Porto Pride Drag Brunch, entre as 11 e as 14 horas, no Hard Rock Café. Todas as atividades do evento são de participação gratuita.
Apenas a 20 minutos do centro do Porto, a freguesia de Alfena, em Valongo, recebe a sua tradicional Feira de Artesanato, em parceria com a Associação Viver Alfena. O evento decorre ao longo de todo o fim de semana e é uma oportunidade única para conhecer o artesanato local e apoiar os artesãos que mantêm vivas estas tradições. Por lá, ainda conseguirá apreciar recriações de ofícios antigos e assistir ao trabalho ao vivo, sem esquecer a animação infantil itinerante.
Outro dos destaques deste fim de semana é a festa de celebração dos dois anos da reabertura do icónico Mercado do Bolhão. Ao longo destes três dias, há muito para ver, comer e beber no edifício portuense. Até às 17h30 de sexta-feira, poderá ver a ativação do Museu do FC Porto, na Praça do Metro do mercado. Até às 18 horas, poderá beber “água do Porto” na famosa Praça Formosa do Bolhão. Ao meio-dia há um showcooking com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) na Cozinha Bolhão-Meireles e, pelas 15 horas, um concerto do Coro do Centro Histórico do Porto, na Galeria do Bolhão.
Já no sábado, entre as dez e as 18 horas, há várias atividades para fazer com os miúdos no Mercado. Pode participar na visita “À Descoberta do Bolhão”, participar na “Imersão Dragon Force” e ainda na oficina “Reciclar a Brincar”. Às 16 horas há um concerto da Tuna Masculina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), seguido da atuação d’Os Azeitonas com Ivo Lucas na escadaria principal. Pelas 19 horas, pode assistir à tertúlia “Porto de Livros e Sabores”. No domingo, o mercado também recebe diversas atividades itinerantes para todos os membros da família.
Espreite na lista abaixo outras atividades gratuitas que poderá fazer este fim de semana no Porto.
Sexta-feira
10 às 19 horas — A Praça da Batalha recebe a sua tradicional feira de velharias e outras propostas artesanais.
18h30 — Concerto dos Trasga, no Festival de Música Folk da Maia.
21h30 — Concerto dos Andarilhos, no Festival de Música Folk da Maia.
21h30 — Concerto de Slimmy, Citynizer Plaza Ribeira.
Sábado
7 às 13 horas — Poderá visitar a Feira da Senhora da Hora com propostas, que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.
8 às 13 horas — Espreite a variedade de produtos vintage e em segunda mão, na Feira da Vandoma. As propostas passam por utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.
8 às 18 horas — Exposição “Instructions for an imagined landing”, de Rafaela Lima, no Fusga.
8 às 18 horas — Espreite a alargada coleção de curiosidades na Feira de Antiguidades e Velharias, na Praça Velásquez.
10 horas — Conheça as propostas de artesanato, fumeiro, cerâmica e mais no Mercado do Molhe, na Pérgola da Foz do Douro.
10 horas — Prática de exercício físico no Parque do Covelo, inserido no programa municipal “Porto Com Vida”.
10 horas — Torneio aberto de xadrez na Praça da Corujeira.
10 horas — Oficina “Viagem Intergalática no Jardim” para miúdos a partir dos três anos, no Entre Quintas.
10 horas — Workshop de Dança, Festival de Música Folk da Maia. A participação é gratuita mas é necessário inscrição através do email infocultura@nullcm-maia.pt.
11 horas — Sessão poética, “Aquela nuvem e outras”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
11 às 19 horas — Mercadinho de Outono na Galeria Odeón. Conheça as propostas da nova edição.
14 horas — Feira de tatuagens no Maus Hábitos.
17 horas — Inauguração da exposição “Nem todo o azul é céu”, de Rita Babo, na Socorro Record Store.
17h30 às 20h30 — Circuito de cinema com deambulação fílmica pelos arredores da Praça da Batalha, com o Batalha Centro de Cinema.
18h30 — Concerto de Emmy Curl, Festival de Música Folk da Maia.
21h30 — Concerto de Kumpania Algazarra, Festival de Música Folk da Maia.
Domingo
7 às 13 horas — A pitoresca Alameda das Fontaínhas recebe a Feira dos Passarinhos para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação.
8 às 13 horas — Feira de numismática, filatelia e colecionismo, para venda e troca de moedas, selos, postais e outros objetos de coleção na Praça D. João I.
10 às 19 horas — Mercado da Alegria, nos Jardins do Passeio Alegre, com propostas locais de vestuário, decoração e gastronomia regional.
16 às 17 horas — Ciclo de concertos de órgão moderno, na Igreja Paroquial de São Martinho de Cedofeita.
Se quiser beber um copo com os amigos, aproveite o fim de semana para conhecer o novo quintal secreto do Porto, que serve cocktails, sangrias, petiscos. Carregue na galeria para espreitar o Quintal do Juiz.