na cidade

Festivais de música e outros programas gratuitos para fazer no Porto nos próximos dias

Há ainda exposições de arte e mercadinhos de rua para conhecer. Veja as sugestões da NiP.
Há atividades para todos.

Nos últimos dias, os fins de semana no Porto têm sido de pura diversão e celebração e este não será exceção. Depois de ter aberto a época festivaleira e as celebrações na rua pelo São João, o entretenimento parece acompanhar o bom tempo pela cidade. Os próximos dias serão também marcados por muitos eventos e programas gratuitos, ideais para partilhar em família ou com os amigos. 

Um dos maiores destaques deste fim de semana é o regresso do Festival da Comida Continente, no sábado e domingo, dias 6 e 7 de julho. A partir das 10h30, o Parque da Cidade do Porto recebe boa música acompanhada de vinhos e pratos requintados. No sábado, a animação começa pelas 15h30 com a atuação de Maninho no Palco Continente, seguindo-se às 17h30 o cantor Ivandro e, às 22 horas, Manuel Turizo. Já no Palco Arraial, as atuações estão marcadas para as 17, 20 e 23 horas, com Romana, Toy e Turb’ó Baile, respetivamente.

Já no domingo, o Palco Continente recebe às 15 horas Aurea e Pedro Abrunhosa pelas 17 horas. No Palco Arraial tocam Receba às 16 horas e os 4 Mens Comédia Musical, às 19 horas. Para acompanhar o cartaz eclético da música, vários chefs vão mostrar algumas das suas melhores técnicas na cozinha, entre eles Marlene Vieira, Justa Nobre, Manuel Almeida, Hélio Loureiro, Diogo Rocha e Chakall. 

No sábado, o horário do festival estende-se até à uma da manhã. No domingo, as portas do recinto encerram pelas 23 horas. Ainda no sábado acontece a abertura da primeira edição do Festival Asterisco, o estúdio artístico que lhe dá nome, abre as suas portas pelas 15 horas para juntar artistas e o público ao longo do fim de semana. Os visitantes poderão ver o trabalho de diversos artistas que expõem na galeria assim como participar em conversas, para promover o diálogo entre temas que intersectam os diferentes trabalhos, como sustentabilidade, repetição, falta de comunicação e homoafetividade. 

Estas são apenas algumas das atividades gratuitas que pode fazer este fim de semana no Porto. Espreite a lista abaixo com outras sugestões da NiP.

Sexta-feira

10 às 19 horas — A Praça da Batalha recebe a sua tradicional feira de velharias e outras propostas artesanais.  

11h30 — A Piscina Municipal Eng. Armando Pimentel promove um conjunto de atividades físicas para maiores de 60 anos. 

21h30 — Concerto de Ana Lua Caiano, na Associação Nun’Álvares de Campanhã.

21h30 às 23h55 — Festival de Música Cristã no Jardim do Morro.

Sábado

7 às 13 horas — Poderá visitar a Feira da Senhora da Hora com propostas, que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.

8 horas — Maratona de Leitura “Da Constituição da República Portuguesa” na Biblioteca Florbela Espanca.

8 às 13 horas — Espreite a variedade de produtos vintage e em segunda mão, na Feira da Vandoma. As propostas passam por utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.

8 horas às 13h30 — Apoie a produção e consumo sustentável da Feira de Produtos Bio, no Parque da Cidade.

8 às 18 horas — Espreite a alargada coleção de curiosidades na Feira de Antiguidades e Velharias, na Praça Velásquez.

10 às 11 horas — Ciclo de leitura de contos “Ler antes de Ler” para bebés dos 18 aos 36 meses, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

11 horas — Ciclo de leitura de contos “Jardim de contos”, para miúdos dos três aos seis anos, na Biblioteca Popular de Pedro Ivo.

12 horas — Mercado Cosmopolita na Praça do Marquês de Pombal, com propostas de vestuário novo e em segunda mão.

16 horas — Visita guiada à exposição “formas dos futuros ao redor” na Galeria Municipal do Porto.

21h30 às 23 horas — Concerto de Dullmea no Pátio do Museu da Universidade do Porto.

Domingo 

7 às 13 horas — A pitoresca Alameda das Fontaínhas recebe a Feira dos Passarinhos para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação.

10 às 19 horas — Mercado da Alegria, nos Jardins do Passeio Alegre, com propostas locais de vestuário, decoração e gastronomia regional. 

12 horas — Concerto de música clássica no Jardim da Casa São Roque.

18h30 — Concerto de Tiago Nacarato no Jardim do Morro.

Se quer aproveitar o fim de semana para almoçar com os amigos, carregue na galeria para conhecer as novas propostas do restaurante e do rooftop do The Rebello Hotel.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA