na cidade

Grupos tradicionais vão cantar as Janeiras nas ruas do Porto

Animação está marcada para o primeiro sábado do ano, 7 de janeiro.
Fotografia de João Queirós para Ágora.

A tradição ainda continua a ser o que era, pelo menos no Porto. A prova disso é que no primeiro sábado de 2023, 7 de janeiro, pelas ruas da cidade vão ecoar as tradicionais Janeiras.

Ao todo, nove grupos musicais e folclóricos portuenses vão cantar e animar a tarde com as músicas características desta época e outros temas do cancioneiro tradicional. Como tem acontecido noutras alturas, cada grupo começará num ponto diferente da cidade para depois se juntarem todos na frente da Câmara Municipal.

O programa prevê que o cortejo comece pelas 15h30 de pontos tão distintos como o Terreiro da Sé, a Praça da Ribeira ou a Rua de Miguel Bombarda. Os grupos irão dirigir-se até à Avenida dos Aliados, onde se concentrarão pelas 17h30. Por ordem de chegada, cada grupo interpretará duas músicas, sendo que no final cantarão todos em conjunto a tradicional “Alerta pastores, alerta”.

A tradição dos cantares das Janeiras estará a cargo do Rancho Folclórico do Porto, do Rancho Folclórico de Ramalde — A.R.C. Conjunto Dramático 26 de Janeiro, da Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, do Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique, do Rancho Típico do Ilhéu, do Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Campanhã, do Grupo de Folclore de Lordelo do Ouro, do Orfeão do Porto e do Rancho Folclórico de Paranhos.

Todas as informações bem como o programa completo sobre este evento estão disponíveis no site da Ágora.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA