Esta quarta-feira, 23 de junho, celebra-se a noite de São João, a festa típica da cidade do Porto. Este ano marca também o último dia para ver a instalação “Flores de Manjerico”. A obra construída por Hugo Reis é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, através da Ágora, e do atelier de arquitetura FAHR 021.3. Aqui, bem no centro da Avenida dos Aliados, estão posicionados 900 manjericos como forma de lembrar as tradições do São João.
“Esta estrutura está relacionada com a ideia de jardim suspenso, das bancadas dos manjericos na época os santos populares, num plano que se ergue na paisagem circundante, como se fosse um vale de manjericos”, explica o responsável pela construção do projeto e manutenção da estrutura, Hugo Reis, citado pela Ágora.
A estrutura é simples e artesanal, feita em madeira, com duas bancadas dispostas em V através das quais é possível passear e ir descobrindo detalhes entre os vasos.
Esta não é a primeira vez que algo do género é feito. Desde 2014 que o Horto Municipal do Porto cede os manjericos para alegrar as famosas rusgas, que este ano não podem sair à rua. No final, os vasos serão oferecidos à população como forma de manter a tradição.