É importante ocupar os miúdos com atividades físicas desde pequenos, mas nem sempre é fácil encontrar um espaço onde eles se desenvolvam e aprendam ginástica, por exemplo, sem que a comparação e o foco na competição sejam estimulados. Para quem procura um local mais divertido e relaxado, há um novo espaço no Porto.
Chama-se The Little Gym e é um franchising que existe em vários países a nível mundial. Em Portugal já existe há 14 anos, em Lisboa, mas ainda não tinha chegado ao Porto. Foi a 20 de setembro que abriu o seu primeiro espaço e a história é curiosa.
O ginásio pertence a dois casais em que elas são irmãs e eles os respetivos companheiros. Assim, são João Bonito, de 35 anos, Inês Barbosa, de 35 anos, Joana Barbosa, de 40 anos, e Hugo Nascimento, de 42 anos, que se juntaram para abrir o espaço para miúdos, embora sejam da área da gestão industrial, nada a ver com a educação.
A ideia de abrir o The Little Gym no Porto surgiu à mesa, em conversa, numa altura em que Joana e Hugo regressavam a Portugal com os três filhos, depois de cerca de três anos a viver na Polónia. O mais pequeno era muito agitado e foram aconselhados a colocá-lo numa atividade extracurricular, que na altura acabou por ser o The Little Gym em Varsóvia. Correu tão bem que acabaram por entrar os três filhos.
“Na altura de saírem da Polónia e voltarem, num jantar começámos a pensar na ideia de que seria giro abrir qualquer coisa no Porto porque a verdade é que não existe oferta quase nenhuma e todos nós temos filhos pequenos. Decidimos abrir para suprir uma necessidade que existia e ainda não há grande oferta por aqui”, conta à New in Porto um dos sócios, João Bonito.
Afinal, qual é o conceito por trás deste ginásio para os miúdos? A ideia é apresentar atividades adaptadas a várias idades, para miúdos dos quatro meses aos 12 anos. Tudo pensado por profissionais da área da psicomotricidade. Estão divididos entre os quatro e os 36 meses, onde vão acompanhados pelos pais, e depois dos três aos seis anos e dos seis aos 12 anos. Nas aulas, fazem muita ginástica, mas não só.
“Nós usamos a ginástica como ferramenta, não criamos atletas” explica a diretora do ginásio, Rita Gonçalves, acrescentando que as aulas são feitas “sempre de uma forma divertida e não competitiva, ao ritmo de cada criança”.
Com um professor para cada seis a sete miúdos, é mais fácil acompanhá-los de forma personalizada e assim ajudar aqueles que têm menos confiança ou desafiar aqueles que são mais seguros de si, não comparando com quem está ao lado. “Para conseguirmos isto temos um tema diferente todas as semanas”, diz Rita, explicando que normalmente os miúdos têm um imaginário muito ativo e participam nas atividades de forma ativa.
Aqui os miúdos vão aprender a fazer exercícios como a roda, o pino ou a cambalhota, mas “tendo sempre a componente social e cognitiva em todas as aulas” e pensando mais em ganhar força e coordenação do que em assegurar um lugar os Jogos Olímpicos. Da parte deles, parecem gostar, até porque o habitual é haver apenas uma aula por semana para cada um, mas há sempre quem peça para repetir — o que é possível, caso haja vaga. As aulas têm uma mensalidade desde 60€ para uma vez por semana, mas há diferenças conforme as modalidades de pagamento, por exemplo.
Quanto ao espaço, tem um total de cerca de 320 metros quadrados onde se inclui um grande ginásio cuja disposição dos equipamentos muda todas as semanas. Há também um lobby onde os pais podem esperar enquanto vêem as atividades, uma zona de festas e até um jardim exterior.
Além das aulas semanais, o The Little Gym apresenta programas para festas de aniversário que decorrem ao sábado e ao domingo e também campos de férias. Nos aniversários, a grande diferença é o facto de o espaço ficar inteiramente reservado para apenas uma festa, onde podem estar os miúdos no ginásio enquanto os familiares descontraem também no lobby. No caso dos campos de férias, as atividades desenrolam-se nos períodos de pausas escolares e incluem também trabalhos manuais, por exemplo.
De momento, nas primeiras semanas, o feedback tem sido positivo, não só por parte dos pais mas também dos miúdos. “Queremos acabar o mês de outubro com mais de 100 inscritos. Está a correr muito bem mas só o futuro dirá”, remata João Bonito.
Carregue na galeria para conhecer melhor o espaço.