na cidade

Há uma nova experiência imersiva no Porto que quer pôr os casais à prova

Chama-se "Stereo" e é promovida pela empresa ucraniana Uzahvati. Chegou em dezembro e já revolucionou relacionamentos.
É uma proposta ideal para o Dia dos Namorados.

Tudo começou em 2016 quando dois amigos, Alexandre Stuzhuk e Polina Baranichenko, ambos ucranianos, decidiram acreditar em apenas uma religião que pudesse ser inclusiva e inspirar outras pessoas a construir uma equipa de trabalho. A base desta religião seria o conhecimento do nosso lado sensorial, aliado à inteligência emocional. Os responsáveis, de 30 anos, acreditam que estes dois elementos permitiriam a exploração de diversas ideias para a criação de espetáculos, onde seria respeitada a criatividade e individualidade de cada membro da equipa.

“Uzahvati é mais do que um espetáculo, é um processo de interação e criatividade que protegemos e tentamos tornar o mais profundo possível. O tema que escolhemos para cada espetáculo tem por base aquelas questões que mais nos preocupam no nosso dia a dia e que nos levam a refletir ao longo do processo de encenação de cada novo espetáculo”, contam à New in Porto.

Desde então, a equipa criativa ucraniana da Uzahvati tem vindo a trabalhar em diversos projetos teatrais e não teatrais originais, que proporcionam novas experiências emocionais nos participantes. Desde a sua criação, que os espetáculos têm sido apresentados em diversas cidades europeias, desde Kyiv, Praga, Cracóvia, Lisboa e, agora, Porto.

“Uzahvati é sempre sobre as pessoas. O projeto foi criado graças ao encontro de pessoas, daí que a nossa principal motivação seja proporcionar emoções, a envolvência das mesmas e a forma como são vividas, primeiro por quem cria e dirige o espetáculo e, depois, pelo público”, acrescentam.

A experiência que a equipa está a promover na cidade é “Stereo”, um espetáculo imersivo que junta 25 histórias reais de casais, assim como as reflexões dos seus criadores. A mostra foi projetada exclusivamente para duas pessoas e oferece ao longo de pouco mais de uma hora, uma montanha russa de emoções, sensações, pensamentos e observações com imersão total no presente. Cada participante está com a sua própria companhia e a do seu parceiro.

“Stereo” é dirigida a qualquer tipo de casal, sem barreiras de género, sejam casais recentes ou antigos. Decorre num complexo desportivo, onde os participantes têm a oportunidade de acompanhar as histórias, com recurso a auscultadores, enquanto são desafiados a fazer alguns exercícios pelo meio.

 
 
 
 
 
Ver esta publicación en Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Una publicación compartida de Experience for two – Romantic Packs (@uzahvati.portugal)

Os casais são livres de escolher fazer os exercícios ou não. Afastarem-se um do outro, caminharem de costas ou correrem são alguns exemplos das dinâmicas sugeridas. A voz que ouvem, a partir dos fones, orienta mas não limita a liberdade de ação de cada um.

“Decidimos explorar o tema dos relacionamentos para oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar a sua própria história numa circunstância completamente nova e incomum. ‘Stereo’ é uma experiência documental e artística, que tem por base entrevistas a diversos casais e a sua própria experiência em relações, algo que fundamenta a dramaturgia do espetáculo”, explicam.

“O que torna este espetáculo interessante e único é que os participantes podem, ou não, vir a identificar-se com as histórias que ouvem. As opiniões dos casais podem ser opostas para contextos diferentes, desde irritação à falta de aceitação ou incompreensão”, acrescentam.

Depois de uma hora completamente focado na sua relação, o casal dificilmente não terá aprendido algo. A experiência decorre em dois espaços do Porto, na Praça das Sete Bicas ou no complexo desportivo de Leça da Palmeira. Os bilhetes já se encontram à venda online por 51€ (sem taxas). Se permitir que seja feito um registo fotográfico ao longo da experiência, terá um desconto de 20 por cento. A peça poderá ser realizada em três línguas diferentes: português, inglês e ucraniano.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA