na cidade

Autocarros voltam a passar na Avenida Fernão de Magalhães

Corredor abriu à circulação esta segunda-feira, 20 de setembro, e põe a tecnologia ao serviço da mobilidade.
Veja as novidades

A partir desta segunda-feira, 20 de setembro, os autocarros voltam a circular normalmente pela Avenida Fernão de Magalhães. Esta circulação passa agora a ser feita pelo novo Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ).

Os autocarros serão mesmo os principais utilizadores desta nova via, utilizando a tecnologia para comunicar com a infraestrutura e garantir tanto a sua prioridade como a atualização da informação em tempo real nas paragens.

“O CAAQ consiste numa via de duplo sentido, destinada ao uso exclusivo do transporte público e munida de um sistema de semáforos de última geração que prioriza a passagem dos autocarros em detrimento dos restantes veículos. As paragens serão igualmente de última geração no que diz respeito às condições informação, conforto e assistência à viagem para o passageiro, e também serão sobrelevadas, facilitando assim o acesso dos utilizadores ao interior dos autocarros”, explica a autarquia no seu site.

Esta abertura de circulação permite ainda que os autocarros da STCP das linhas 300, 305 e 401 retomem os seus percursos habituais, depois de terem sido desviados devido às obras. A estas junta-se a linha 800, que terá um novo trajeto entre a Praça das Flores e o Campo 24 de Agosto.

Com o novo CAAQ vai ser possível atingir a meta de 20 circulações por hora em cada sentido em hora de ponta. Isto quer dizer que, em média, irá passar um autocarro a cada três minutos, o que poupará cerca de quatro minutos por viagem aos utilizadores. Ao mesmo tempo, “corresponde a uma poupança anual de cerca 112 euros, considerando as estimativas de valor do tempo por passageiro em autocarro urbano”.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA