Se há algo que distingue verdadeiramente o Porto são os seus monumentos, quer seja pela sua beleza própria, pela sua história ou pela vista que oferecem sobre o Douro. Acontece que a emblemática Igreja dos Clérigos junta todas estas características e mais uma: ao longo do ano, desenvolve uma série de dinâmicas para dar motivos aos turistas e aos locais para (re)visitarem o espaço.
Entre essas iniciativas, o destaque vai para o espetáculo imersivo “Spiritus”. Falamos de uma experiência única, que promete cativar os sentidos e a imaginação dos visitantes e que recentemente foi nomeada para o prémio “Local Mais Notável”, no âmbito dos Remarkable Venue Awards 2023.
A distinção internacional é promovida pela plataforma Tiqets. É uma distinção que celebra a excelência dos locais de entretenimento em todo o mundo. Esta ano decorre a sétima edição dos prémios que se dividem em sete categorias: Melhor Museu, Melhor Marco Histórico (Igrejas e Catedrais entram nesta categoria), Melhor Experiência Familiar, Melhor Atividade, Melhor Jóia Escondida, Local Mais Inovador e Local Mais Notável.
O prémio de “Local Mais Notável” reconhece o sítio mais popular e melhor avaliado pelos visitantes, destacando-se a projeção “Spiritus”, na Igreja dos Clérigos. Entre os concorrentes desta categoria, encontram-se atrações de França, Itália, Espanha, Estados Unidos da América e Emirados Árabes Unidos. A escolha final está nas mãos do público e as votações decorrem até dia 3 de outubro, terça-feira.
Esta experiência foi desenvolvida exclusivamente para o interior deste ex-líbris da cidade. Em parceria com o atelier criativo OCUBO e a Irmandade dos Clérgios, a projeção em questão oferece uma jornada introspetiva, convidando a explorar o monumento de uma forma diferente e emocionalmente envolvente.
Edoardo Canessa, produtor executivo da Spiritus, afirma que a distinção é uma demonstração do “valor de criar pontes entre a riqueza do nosso passado e o potencial do nosso futuro, para oferecer experiências únicas e verdadeiramente diferenciadas. Através da arte e da tecnologia, ‘Spiritus’ convida a uma nova perspetiva sobre a riqueza do património da Igreja dos Clérigos, exaltando a sua solenidade e cada detalhe da sua incrível arquitetura, partilhando a sua história e mensagem com ainda mais pessoas, em Portugal e no mundo”.
“A do Complexo dos Clérigos e do Spiritus nesta categoria de Local mais Notável de Portugal reflete o fascínio vivido no interior da Igreja quando se assiste à projeção desta notável produção do atelier OCUBO”, acrescenta António Tavares, diretor-executivo da Irmandade dos Clérigos.
Quanto às votações, ainda admite: “Esperamos que os nossos visitantes e os portugueses possam contribuir para que este prémio venha para Portugal, dando a vitória ao Spiritus na Igreja dos Clérigos na cerimónia de dia 18 de outubro em Sevilha”. A nomeação surge poucos dias depois de “Spiritus” ter ultrapassado a marca dos 100 mil visitantes, desde a sua estreia, no ano passado.
Para votar pode fazê-lo no site dos Remarkable Venue Awards ou no próprio site da Torre dos Clérigos. Se tiver interesse em visitar a exposição, a boa notícia é que estará disponível até ao próximo dia 29 de outubro. O espetáculo acontece todos os dias, a partir das 18 horas.
Todavia, a Igreja dos Clérigos não foi o único monumento da cidade — ou do País — a receber uma nomeação para estes prémios. A Fundação de Serralves e a Fundação Calouste Gulbenkian concorrem para Melhor Museu, o Parque e Palácio Nacional da Pena está nomeado na categoria de Melhor Marco Histórico, assim como o Mosteiro dos Jerónimos. O Oceanário de Lisboa concorre na categoria de Melhor Experiência Familiar e a Casa do Fado na Ribeira para Melhor Atividade.