na cidade

Ilustração, pintura e desenho: vêm aí oficinas artísticas para os miúdos na Árvore

Os ateliers decorrem ao longo de todo o mês de julho. As inscrições estão abertas e o preço inclui os materiais utilizados.
Os miúdos vão estar entretidos enquanto aprender.

Desde 1963, ano da sua fundação, que a Cooperativa Árvore tem acolhido, ao longo das últimas seis décadas, milhares de iniciativas culturais, desde debates, exposições, concertos, homenagens, conferências, entre outros, tornando-se num local de referência não só na cidade do Porto, como em todo o País.

Nesse sentido, a Cooperativa Árvore lançou um conjunto de oficinas para miúdos e jovens dos seis aos 14 anos, durante todo o mês de junho. A primeira oficina artística está marcada para os dias 1 a 5 de julho, sob o nome “Desenhar com Fios”. O objetivo passa por ensinar os mais novos a explorar o mundo dos têxteis, das cores e das formas geométricas para desenhar com fios. Seja sobre tecido, papel, com ajuda de uma estrutura, com ou sem agulha, a dinamizadora Anabela Marques ensinará as inúmeras formas de criar. 

“Vão ter oportunidade de fazer tapeçarias de diversas maneiras e a bordar em diferentes suportes, podendo criar uma variedade de objetos com resultados únicos. Além de estimular a criatividade, estas técnicas vão promover a concentração, proporcionando serenidade e foco no momento presente”, explica a educadora e artista à NiP.

De 8 a 12 de julho, decorre a “Oficina de ilustração”, onde os miúdos vão ter a oportunidade de conhecer diferentes ilustradores e explorar as mais diversas abordagens plásticas da arte. O objetivo é criarem um pequeno livro em conjunto, uma história encadernada, utilizando diferentes meios de encadernação. 

“Nesta oficina vamos todos assumir-nos como ilustradores. Comunicaremos com diversas outras linguagens com algumas técnicas de impressão como a xilogravura ou o tetrapack, a pintura, o desenho e até a poesia e o uso de jornais. Iremos dialogar a palavra com a cor, o desenho, as sensações e os sons. A ideia é capacitar os jovens a ilustrar um livro a partir de estímulos sensoriais”, comenta a artista Helena Mancelos, dinamizadora desta oficina. 

Entre os dias 15 a 19 de julho, decorre a oficina “Criaturas mágicas”. Cá, Anabela Marques vai ensinar os miúdos a aprender a criar estruturas e a modelar com papel. No final, os mais novos vão poder criar os seus próprios seres mitológicos, através da pintura e de colagens. 

Por fim, na última semana do mês, de 21 a 26, decorrerá a oficina “A Paleta dos Sentidos”. Considerando a estação do ano, os miúdos são desafiados a escolher uma obra da Joaquín Sorrolla, conhecido por remeter ao imaginário de calor, praia e mar, e com base nessa obra, a artista Manuela de Castro, dinamizadora da iniciativa procurará proporcionar aos miúdos uma experiência sensorial livre, através das linhas, a mancha, a cor, a textura e os sons.

As oficinas acontecem sempre durante a semana, de segunda a sexta-feira, entre as 14h30 e as 17 horas. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou através do email dep.cursos@nullarvorecoop.pt. O pagamento da oficina deverá ser feito no momento da inscrição, através de transferência bancária para o IBAN PT50 0010 0000 1322 9250 0012 0. 

O custo de cada oficina é de 65€ com os materiais necessários incluídos. Os miúdos podem inscrever-se em mais do que uma oficina, sendo que tem dez por cento de desconto quem inscrever mais do que um participante ou participar em duas ou mais oficinas. Se for preciso, o horário de acolhimento dos miúdos começa às 14 horas e recomenda-se o uso de uma bata ou de roupas que se possam sujar. A estação de metro dos Aliados fica próxima da Cooperativa Árvore.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA