Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura são dois dos arquitetos mais famosos quando falamos das obras imponentes do Porto. Não é por acaso que ambos foram galardoados com o prémio Pritzker, considerado o Prémio Nobel da Arquitetura. E apesar de cidade ser mundialmente reconhecida pelos seus edifícios e monumentos antigos, já ninguém fica indiferente às recentes construções.
Promover a cultura local é algo que o Porto sabe fazer na perfeição. O objetivo passa agora por promover e dar a conhecer (ainda mais) os edifícios contemporâneos à maioria dos moradores e turistas. Até julho, terá a oportunidade de conhecer a fundo estes espaços, acompanhado pelos próprios autores e responsáveis pela sua edificação.
Este sábado, 24 de fevereiro, arranca o ciclo de visitas do “Porto de Arquitetura” no Terminal Intermodal Campanhã (TIC) e Quinta do Mitra. O arquiteto Nuno Brandão Costa foi o guia no projeto da sua autoria — o TIC —, a que se seguiu uma conversa sobre “Dinâmicas Urbanas e de Modalidade” no auditório da Quinta do Mitra.
Além do arquiteto, no debate esteve presente o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha e o engenheiro António Babo, com a moderação da arquiteta Teresa Cálix.
“Porto de Arquitetura” é um programa desenvolvido em conjunto pela Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitetura. De fevereiro a julho, oito edifícios da cidade, representativos da mais recente arquitetura contemporânea, vão ser alvos de visitas gratuitas e abertas ao público, mediante inscrição prévia.
Todas as visitas são guiadas pelos arquitetos autores das obras e acontecem sempre aos sábados, às 16 horas. No final de cada visita, haverá lugar a uma conversa com um conjunto de personalidades ligadas às obras.
As inscrições são individuais para cada edifício, conforme vão sendo anunciadas nas redes sociais do programa. Espreite na lista seguinte, os espaços que ainda pode visitar e as suas respetivas datas.
2 de março — M.Ou.Co Hotel, visita conduzida pelo atelier Arquitectos Aliados, seguida pela conversa “Turismo e cultura como ativos da cidade”, com a participação de Miguel Guedes, João Paulo Rapagão, Catarina Santos Cunha e moderação de António Ponte.
23 de março — Sede GO Porto e Porto Ambiente, visita conduzida pelos arquitetos César Machado Moreira e Ricardo Freitas e engenheiro Domingos Moreira, seguida da conversa “Soluções de otimização de edifícios” com a participação de Isabel Santos, Bruno Veloso, Jorge Carvalho e moderação de Manuel Aranha.
20 de abril — Escola Secundária Alexandre Herculano, visita conduzida pelo Atelier 15, com língua gestual portuguesa, seguida da conversa “Reabilitação de edifícios públicos” com Alexandre Alves Costa, Sergio Fernandez, João Carlos dos Santos e Maria Manuel Oliveira.
18 de maio — Casas Dona Leonor, visita conduzida pelo arquiteto Cerejeira Fontes.
15 de junho — Residências Dom Pedro Quinto, visita conduzida pelo arquiteto Adriano Pimenta.
20 de julho — Hoso BigCity Porto Asprela, visita conduzida pelo coletivo OODA.
27 de julho — Universidade Lusíada, visita conduzida pelo arquiteto José Mendes Godinho.