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Já pode circular na Baixa do Porto neste carro elétrico centenário

O Carro Elétrico 143 é um ícone da história dos transportes públicos na cidade. Foi restaurado e está de regresso aos carris.
Um ícone da cidade.

Construído entre 1925 e 1938, o Elétrico 143 foi uma das unidades mais representativas da frota de elétricos da STCP — Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, circulando pelas principais artérias da cidade. Desde a sua chegada, o veículo desempenhou um papel fundamental no transporte urbano, ligando diferentes zonas, pessoas e destinos. Agora, este ícone da história de transporte público portuense está de regresso aos carris da cidade, após ter sido restaurado.

A STCP partilhou com a NiP o processo de restauro do veículo, da responsabilidade da equipa da Unidade do Carro Elétrico. A intervenção incluiu a recuperação completa da carroçaria e uma revisão mecânica, assegurando que o elétrico retoma a circulação com total segurança. O processo de restauro teve início após o veículo ter sido o protagonista do Elétrico de Natal e decorado por alunos da Escola Básica do Bom Sucesso, em 2023.

“A recuperação devolveu-lhe autenticidade, preservando os detalhes e características do modelo original, como os bancos de palhinha, as sete janelas e a fila de assentos de um só lugar”, revela a entidade. Para além disso, foi ainda incorporado um novo sistema de travagem, que foi testado e aprovado, permitindo o seu regresso aos carris em segurança. Este carro elétrico está destinado ao serviço do Museu do Carro Elétrico, para passeios turísticos, oferecendo aos passageiros uma viagem única pela marginal do rio Douro. 

A recuperação do Elétrico 143 é uma das ações da STCP no âmbito da sua estratégia de preservação do património. A empresa assegura a manutenção contínua da sua frota de elétricos com o objetivo de manter viva a memória do transporte no concelho, permitindo que novas gerações conheçam e vivam a experiência de um “Porto de outros tempos”.

Foi assim que ficou após a recuperação.

A nova Ponte da Ferreirinha em debate o Museu do Carro Elétrico

A construção da nova Ponte Dona Antónia Ferreira ou “Ponte da Ferreirinha” tem alimentado momentos de reflexão no Museu do Carro Elétrico, onde todos os meses, se discute o impacto da obra na freguesia de Massarelos. A entidade museológica portuense já nos tem habituado a diversos momentos de reflexão e outras atividades didáticas, escolares e familiares para envolver a comunidade local no universo do transporte urbano. Desta vez, convida a analisar a transformação devido às obras para a construção desta ponte que facilitará mais uma linha de Metro, para ligar Porto a Gaia.

Iniciada no primeiro semestre de 2024, a obra da Ponte da Ferreirinha trará mudanças significativas na urbanização, na mobilidade e na paisagem na freguesia de Massarelos. Trata-se da sétima ponte a unir as margens do Porto e de Vila Nova de Gaia, mas a primeira dedicada exclusivamente ao metro, à circulação pedonal e ciclável.

Em resposta a essa transformação, o Museu do Carro Elétrico convidou a Associação de Moradores de Massarelos e o programa Habitar, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a juntarem-se ao projeto “Observatório — Conversas debaixo da Ponte”. Neste espaço de reflexão, o objetivo passa por acompanhar o desenvolvimento da nova infraestrutura e refletir sobre as mudanças que trará. Conhecer, debater e fazer são os princípios que guiam as sessões, onde moradores, comerciantes e instituições culturais se reúnem para partilhar ideias.

O projeto realiza encontros mensais desde outubro, de entrada gratuita e aberta a todos, sem necessidade de inscrição. As sessões costumam acontecer na primeira ou segunda terça-feira de cada mês. Se quiser acompanhar a próxima, basta estar atento ao site do Museu do Carro Elétrico.

Se passear pela Baixa do Porto a bordo de um carro elétrico, aproveite para descer ao pé da Ribeira e conhecer o novo spot de mini panquecas da cidade. Carregue na galeria para conhecer a oferta do espaço.

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