na cidade

Já pode ver a última instalação artística ucraniana na Galeria Municipal do Porto

Obra integra o programa “Encontros à Superfície” e é a quarta em exposição.
Fotografia de Ágora.

Está exposta na fachada da Galeria Municipal do Porto a última instalação artística do programa “Encontros à Superfície”. Desta vez, a obra é da artista ucraniana Alevtina Kakhidze.

A fachada deste edifício da cidade tem acolhido desde abril instalações de artistas ucranianos como forma de apoiá-los e mostrar o seu trabalho. Agora, a obra da artista e escritora Alevtina Kakhidze, que vive e trabalha na Ucrânia, é a quarta e última em exposição.

“Tal como muitas pessoas ucranianas, decidiu permanecer no país após a invasão das forças russas a 24 de fevereiro deste ano. Os seus desenhos são como notas mentais, diários, ou um ensaio filosófico fragmentado que desafia o que a artista aprendeu das noções da filosofia ocidental de Kant, Hegel ou Arendt e o que experiencia diariamente na guerra”, explica a Ágora no seu site.

Esta obra, como aconteceu com as anteriores, é fruto da colaboração com a designer Irina Pereira, juntando assim diferentes realidades em cada trabalho. Alevtina Kakhidze, cuja obra pode ser vista até janeiro do próximo ano, sucede assim a Anna Zvyagintseva, Catherina Lisovenko e à dupla 12345678910 Studio.

Se as instalações artísticas estão entre os seus interesses, carregue na galeria para descobrir algumas daquelas que estão espalhadas pela cidade.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA