na cidade

Já sabemos quando vão ser ligadas as luzes de Natal no Porto

Aliados, Cordoaria e o Largo do Amor da Perdição são os palcos principais para garantir a animação nos próximos dias festivos.
Também há concertos gratuitos.

Loucos pelo Natal, temos boas notícias. Depois de, em 2022, os Jardins do Palácio de Cristal terem acolhido uma programação que assinala a época mais bonita do ano, o Porto prepara-se para receber atividades especiais para toda a família.

A tão esperada iluminação da árvore de Natal está agendada para o dia 1 de dezembro, sexta-feira, data em que a praça acolherá ainda um concerto gratuito de Diogo Piçarra. O músico promete apresentar novos temas, que serão editados num novo disco a ser lançado em 2024. O espetáculo começa pelas 18 horas, momento em que as luzes acendem.

O palco dos Aliados recebe vários sons e artistas que prometem tornar este Natal ainda mais multicultural. No dia 9 de dezembro, sábado, pelas 18 horas, o músico alentejano Buba Espinho junta-se aos Bandidos do Cante para um concerto que percorre o último álbum do cantor. O evento acontece no dia em que se assinalam nove anos desde que o cante alentejano foi considerado Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Uma semana depois, a Filarmónica no Natal no Porto sobe ao palco dos Aliados num encontro também agendado para as 18 horas. O espectáculo contará com os clássicos da época executados pela Banda Marcial da Foz, em colaboração com os Alumni e atuais alunos da Universidade do Porto, sob a direção do maestro Manuel da Costa.

No fim de semana de 16 de dezembro, o projeto municipal Desporto no Bairro, conta com a sua quarta edição e promete um espetáculo que celebra o melhor da cultura urbana. Breaking, street basket, surf e skate são alguns dos destaques, numa performance com coreografia do atleta Max Oliveira. A apresentação está marcada para as 21 horas.

Para encerrar os concertos nos Aliados, a 23 de dezembro, decorre aquele que promete ser o momento mais mágico na cidade. A cantora Sofia Escobar, vimaranense que é hoje uma das vozes nacionais mais requisitadas para espectáculos internacionais, junta-se à Orquestra Juvenil da Bonjóia, a partir das 18 horas, num concerto que promete explorar os grandes temas desta época.

Além do palco dos Aliados, a animação desloca-se ainda para a Cordoaria, com um mercado de Natal para todos os gostos, animação itinerante, um carrossel parisiense e o regresso da pista de gelo ao Largo do Amor de Perdição. O jardim da Cordoaria vai transformar-se num autêntico Bosque Encantado. O espaço acolherá o habitual mercado de Natal, com propostas para todos os membros da família assim como um conjunto de atividades itinerantes com uma oferta diversa de espectáculos de teatro, dança, música, circo, exposições, entre outros.

Ainda em plena Cordoaria, uma das grandes atrações será a Casa do Pai Natal, que receberá os pedidos de última hora dos miúdos — mas só daqueles que se portaram bem ao longo do ano. O Pai Natal estará lá de segunda a domingo, ao longo de todo o dia, para ouvir aquilo que mais desejamos para o Natal (e para sermos surpreendidos na noite mais longa do ano).

Por fim, um dos destaques vai para o regresso da pista de gelo, que ficará instalada no Largo do Amor de Perdição e que abre portas a todos, mais ou menos experientes. A utilização será gratuita, assim como o carrossel parisiense.

Não se esqueça que a estação de metro dos Aliados fica próxima de todos estes locais, sendo mais fácil deslocar-se até eles. De seguida carregue na galeria para conhecer dez propostas de marcas portuenses para oferecer presentes originais (e com significado) ao seu amigo secreto até 10€.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA