na cidade

Janeiras voltam a ser cantadas nas ruas do Porto

Depois de ter sido adiada devido ao mau tempo, atividade regressa a 21 e 22 de janeiro.
Fotografia de Ágora.

Marque na agenda para o próximo fim de semana porque o tradicional “Cantar as Janeiras” vai voltar a percorrer as ruas da cidade. Depois de ter sido adiado a 7 de janeiro devido ao mau tempo que se fez sentir no Porto, o evento regressa em dose dupla, a 21 e 22 de janeiro.

Os cânticos tradicionais de Ano Novo vão então dividir-se em dois grandes grupos e diferentes locais. No sábado, 21 de janeiro, serão o Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Campanhã, o Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro, o Orfeão do Porto e o Rancho Folclórico do Porto a atuar. Já no domingo, 22 de janeiro, será a vez de ouvir a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, o Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique, o Rancho Folclórico de Paranhos e o Rancho Típico do Ilhéu.

Ainda no sábado, os grupos partirão pelas 15h30 de diferentes locais para concentrar-se depois junto à porta principal do Mercado do Bolhão — junto à Rua Formosa —, onde os grupos farão a apresentação final. Com a mesma hora de partida mas no domingo, os grupos percorrerão as ruas da cidade até se juntarem no átrio da Estação de São Bento, onde encerrarão as apresentações.

Como habitual, os grupos vão apresentar-se cada um com três temas, por ordem de chegada. No final, todos cantarão um tema em conjunto, como explica a Ágora no seu site, onde também pode encontrar a informação detalhada do programa.

Se for mantido o alinhamento inicialmente anunciado, os oito agrupamentos musicais e folclóricos da cidade, divididos em dois grandes grupos, cantarão a tradicional “Alerta pastores, alerta”.

No final das atuações, se quiser aproveitar o passeio pela cidade para lanchar, pode fazê-lo num dos melhores cafés e bares que abriram no Porto ao longo do ano passado. Carregue na galeria para descobri-los.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA