na cidade

Lisboa e Porto vão receber 35 novos hotéis até ao final do ano

Só na capital está prevista a abertura de mais 20 unidades hoteleiras nos próximos meses.
Vêm aí novos projetos.

Portugal tem sido destino de eleição para muitos turistas, seja no verão ou no inverno. Recentemente, foi considerado o sexto destino favorito para passar umas férias de luxo em 2024 — e há cada vez novos hotéis e turismos rurais a abrirem no País, especialmente em Lisboa e no Porto.

Lisboa ganhou 20 novos hotéis no ano passado e, para 2024, já estão previstas outras 20 unidades hoteleiras. No caso do Porto, que viu a inauguração de 10 novos espaços no ano passado, terá 15 aberturas nos próximos meses, segundo um estudo da CBRE, em parceria com a sociedade de advogados Vieira de Almeida. 

O documento “The Propety Handbook ‒ A Real Estate Investment Guide” tem como objetivo disponibilizar aos investidores um conjunto de informações sobre o mercado e o respetivo contexto legal e fiscal. O guia mostra também que, no mercado de trabalho, foram inaugurados três retail parks, 93 lojas em Lisboa e 67 no Porto.

“Atualmente, sentimos no mercado imobiliário um momento de alguma instabilidade e incerteza provocadas pelo contexto socioeconómico global. No entanto, existem várias classes de ativos que mantém fundamentos sólidos e Portugal continua a ser um destino atrativo para investidores”, afirma Francisco Horta e Costa, diretor-geral da CBRE Portugal, citado pela “Vida Imobiliária”.

O setor do alojamento turístico registou 30 milhões de hóspedes e 77,2 milhões de dormidas em 2023, mais 13,3 por cento e 10,7 por cento face ao ano anterior, superando pela primeira vez os níveis pré-pandemia.

Portugal já se tornou o segundo maior país da União Europeia com maior aumento da oferta turística, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Se voltarmos a 2004, por exemplo, o País só contava com 1954 alojamentos, 563 deles hotéis. No final de 2023, já existiam cerca de 1623 unidades hoteleiras disponíveis.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA