na cidade

Mercadinhos de rua e outros programas gratuitos para fazer no Porto nos próximos dias

Aproveite o bom tempo para fazer caminhadas pela cidade, enquanto apoia o comércio local. Conheça as sugestões da NiP.
O bom tempo convida a passeios pelo Porto.

Vem aí um fim de semana com temperaturas mais amenas, quase a lembrar o verão. No Porto, os termómetros vão atingir os 26 graus, por isso, não há desculpas para ficar em casa. O grande destaque para os próximos dias são os mercadinhos de rua, onde pode (re)visitar espaços icónicos do Porto e apoiar o comércio local. Aquele que é considerado o “queridinho” dos portuenses acontece no sábado e domingo, dias 13 e 14 de abril, no Armazém 22, no Cais de Gaia. 

Muito próximo da estação de metro do Jardim do Morro, o MAR (Mercado Alternativo de Rua) traz várias propostas de vestuário em segunda mão, joalharia, decoração e ainda conta com um food court, música ao vivo e workshops de artes. A entrada é gratuita e o recinto funciona das 11 às 21 horas.

Este domingo, o Museu Nacional Soares dos Reis recebe uma tertúlia de “Mulheres, Liberdade e Transgressões”. A conversa vai evocar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no passado 8 de março e, ao mesmo tempo, associar-se às comemorações do 25 de Abril.

A dinâmica contará com várias participações, como é o caso da psiquiatra Joana Ramos, com a moderação de Ana Silva Pinto e Ana Matos Pires, da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. A dinâmica decorre das 10h30 às 12h30 e requer inscrição prévia gratuita através do email comunicacao@nullmnsr.dgpc.pt.

Estas são apenas algumas sugestões que vão ajudá-lo a (re)descobrir a cidade enquanto se diverte, aprende algo novo ou apoia o comércio local.

Na lista abaixo seguem mais propostas e não se esqueça de utilizar roupas frescas ao longo do fim de semana, evitar longas exposições solares e reforçar o uso do protetor solar.

Sexta-feira

10 às 17 horas — Inauguração da instalação “Artificial Traces”, de Daniel Martins e Diana Romero, no Museu de Quinta de Santiago.

19h30 — Reflexão sobre a escola do futuro, no período que se segue ao 25 de Abril, por Daniel Moreira e Rita Castro Neves, n’Associação Moradores da Bouça.

21 horas — Sessão “Autor do Mês” na Livraria Lello com Lídia Jorge e o seu romance “Revolução dos Cravos — Os Memoráveis”.

Sábado

7 às 13 horas — Poderá visitar a Feira da Senhora da Hora com propostas, que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.

8 às 13 horas — Espreite a variedade de produtos vintage e em segunda mão, na Feira da Vandoma. As propostas passam por utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.

8 horas às 13h30 — Apoie a produção e consumo sustentável da Feira de Produtos Bio, no Parque da Cidade.

10 horas às 12h30 — Programa educativo de estimulação sensorial “Ler antes de ler — Abril lengalengas mil” para bebés, miúdos e jovens.

14 às 19 horas — Feira de livros e publicações, no Maus Hábitos.

21h30 — Concerto de Prétu n’Associação da Pasteleira Torres Vermelhas, promovido pela Cultura em Expansão.

Domingo

7 às 13 horas — A pitoresca Alameda das Fontaínhas recebe a Feira dos Passarinhos para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação.

10 às 19 horas — Mercado da Alegria, nos Jardins do Passeio Alegre, com propostas locais de vestuário, decoração e gastronomia regional.

10 às 11 horas — Prática de exercício físico, inserida no programa municipal “Domingos em Forma”, no Parque Oriental.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA