na cidade

Mercados de cerveja, música ao vivo e outros programas para fazer à borla no Porto

A NiP reuniu um conjunto de atividades imperdíveis que pode fazer para aproveitar o bom tempo dos próximos dias.
Há muito para fazer.

Depois de um início de semana com uma primavera traiçoeira, que trouxe aguaceiros ligeiros e uma descida das temperaturas, o tempo estará mais animador este fim de semana, embora um pouco tímido. Por isso, aproveite os dias mais solarengos que se avizinham e escolha uma das várias atividades da agenda cultural do Porto.

O fim de semana estará marcado pelo regresso do famoso Rua Beer Market, entre esta sexta-feira até domingo. Entre o meio-dia e a meia-noite, conheça mais de 40 marcas de cervejas nacionais e internacionais, acompanhadas por diversas opções de street food. O Armazém 22 receberá ainda música ao vivo com DJ’s e bandas e flash tattoos para todos os interessados. A entrada é gratuita e a estação de metro do Jardim do Morro deixa-o muito próximo do local.

Outro dos destaques deste fim de semana são as festas do Senhor de Matosinhos, apenas a 15 minutos de carro do centro do Porto e a 40 minutos de metro. Esta sexta-feira, pelas 22 horas, Diogo Piçarra vai dar um concerto de entrada gratuita nos jardins da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, e no sábado, muito perto da meia-noite poderá ver o tão esperado espetáculo com fogo de artifício. 

Ainda ao longo dos próximos dias, a Fundação Engenheiro António de Almeida assinala o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus com vários programas de entrada livre. Na sexta-feira de manhã, poderá visitar as exposições de arte da Fundação, há ainda oficinas de dança, música e origamis. Já à noite, pelas 21 horas, poderá assistir ao recital de piano de José Veloso Rito.

Estes são apenas alguns dos programas que poderá fazer de forma gratuita pelo Porto, seja na sua própria companhia, em família, a dois ou com amigos. Espreite as restantes sugestões da NiP na lista abaixo.

Sexta-feira

10 às 19 horas — A Praça da Batalha recebe a sua tradicional feira de velharias e outras propostas artesanais.  

11h30 — A Piscina Municipal Eng. Armando Pimentel promove um conjunto de atividades físicas para maiores de 60 anos.

21 horas — Manuel Alegre é o autor do mês de maio da Livraria Lello e apresentará no local a obra “Memórias Minhas”.

 Sábado

7 às 13 horas — Poderá visitar a Feira da Senhora da Hora com propostas, que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.

8 às 13 horas — Espreite a variedade de produtos vintage e em segunda mão, na Feira da Vandoma. As propostas passam por utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.

8 horas às 13h30 — Apoie a produção e consumo sustentável da Feira de Produtos Bio, no Parque da Cidade.

8 às 18 horas — Espreite a alargada coleção de curiosidades na Feira de Antiguidades e Velharias, na Praça Velásquez.

10h30 — Oficina “Arqueólogo por um Dia” para miúdos a partir dos cinco anos, no Parque da Pasteleira. É obrigatório reserva prévia através do email educativo.museudoporto@nullcm-porto.pt. 

11 horas — Oficina “Retratos de pernas para o ar” para miúdos a partir dos três anos na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio. É obrigatório inscrição prévia através do email educativo.museudoporto@nullcm-porto.pt. 

11 às 19 horas — O Jardim de São Lázaro recebe o Comum — Circular Economy Market com produtos sustentáveis.

14 horas — Feira de tatuagens no Maus Hábitos.

Domingo 

7 às 13 horas — A pitoresca Alameda das Fontaínhas recebe a Feira dos Passarinhos para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação. 

10 às 19 horas — Mercado da Alegria, nos Jardins do Passeio Alegre, com propostas locais de vestuário, decoração e gastronomia regional. 

16 horas — Concerto pela Paz na Fundação Engenheiro António de Almeida.

18 horas — Concerto do Sonoro Quartet na Casa da Música.

18 horas — Concerto da iniciativa Jazz no Reservatório no Parque da Pasteleira.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA