na cidade

Mercados de Natal e outras atividades gratuitas para fazer no Porto este fim de semana

Há uma alargada programação com sugestões para miúdos e adultos. Vai ser um fim de semana em cheio, por isso prepare-se.
Há atividades para todos.

Chegou mais um fim de semana e o espírito da quadra natalícia já se sente por toda a cidade. Nos próximos três dias há um conjunto de atividades, que se adaptam a todos os gostos e idades e prometem muita animação, ao longo de todo o dia. 

Esta sexta-feira, 24 de novembro, pensando não só nos miúdos, mas também nos adultos, o Planetário do Porto tem uma vasta programação para celebrar o seu 25.º aniversário, assim como celebrar o Dia Nacional da Cultura Científica. O Centro de Ciência Viva do Planetário tem um conjunto de atividades adequadas para todas as idades, sempre na cúpula do espaço. A participação é gratuita, mas limitada ao número de lugares disponíveis (92). As atividades decorrem das 10 às 18 horas, sendo que cada sessão tem a duração de uma hora.

Também o popular Quarteirão Cultural prepara-se para dar início à época festiva este sábado, dia 25. Pelas 18 horas, a Praça Central vai encher-se de animação para ligar as luzes da árvore de Natal, acompanhado por um concerto surpresa, grupos de dança e soldadinhos de chumbo.

Em seguida veja tudo o que pode fazer este fim de semana no Porto.

Sexta-feira

Mercado na Batalha — É o último fim de semana para assistir ao tradicional mercado na Praça da Batalha, que junta diversas propostas de cerâmica, artesanato, vestuário, decoração e gastronomia. Em breve, a Praça receberá o seu tradicional mercado de Natal. Esta sexta-feira e também ao sábado, pode visitá-lo entre as 10 e as 19 horas.

Mercado de Natal de Matosinhos — O Parque Basílio Teles prepara-se para receber desde esta sexta-feira até dia 23 de dezembro o seu tradicional mercado natalício com muita animação e uma grande variedade de produtos desde enchidos à moda e artesanato. De domingo a quinta-feira, pode visitar o mercado entre as 11 horas e as 19h30 e às sextas, sábados e vésperas de feriado, do meio-dia às 23 horas.

Contamina — O famoso festival de contos da Maia prepara-se para a sua quarta edição, que decorre ao longo deste fim de semana. A Biblioteca Municipal volta a abrir as suas portas para receber a magia das histórias narradas, contadas e cantadas pelos melhores artistas e mediadores de leitura. Esta edição, além das sessões de leitura, conta com dois espectáculos e ainda três formações. As atividades decorrem entre as 9h30 até às 21h30. Pode consultar a programação online.

(Re)pensar a Bouça — Esta edição do Cultura em Expansão convida as portuenses Cláudia Martinho e Maria João Ferreira para o desenvolvimento de uma resistência sob o mote (re)pensar a Bouça. Decorre pelas 19h30 na Associação Moradores da Bouça.

Teoria das Cordas — É o último fim de semana para assistir a este festival de curadoria jovem, que decorre exclusivamente em espaços universitários. Esta sexta-feira, pelas 21 horas, poderá assistir a um concerto de piano na Reitoria da Universidade do Porto e, no sábado, pelas 18 horas o guitarrista Pedro Rodrigues subirá ao palco do Observatório Astronómico.

Concerto NightZero — O Citynizer Plaza, localizado na Ribeira do Porto, recebe pelas 22 horas um super concerto ao vivo dos NightZero. O espaço deixa o convite para entrarem no fim de semana da forma mais animada possível. E atenção, não se esqueça dos sapatos de dança.

Sábado

Histórias Fiadas — É o último sábado para assistir a esta sessão de leitura que decorre na Biblioteca Municipal da Maia e que promete trazer muita animação para uma manhã em família. A sessão está marcada para as 11h30.

Lançamento da marca Mirra — O Flórida Studio na avenida da Boavista recebe pelas 16 horas a marca de Teresa Filipe, formada em escultura e com experiência em joalharia há cinco anos. A primeira coleção da marca junta a expressão artística à escultura.

Oficina “Como construir uma Câmara clara com materiais do dia a dia” — O Museu Nacional Soares dos Reis recebe entre as 14 e as 16 horas uma oficina orientada pelo Serviço de Educação Jorge Coutinho e pelo Serviço de Conservação e Restauro Salomé Carvalho. A oficina está inserida na programação da Semana da Ciência e Tecnologia 2023 e promove a criação de ferramentas criativas, com materiais simples. A atividade está dirigida a miúdos maiores de 16 anos, é de participação gratuita mas requer inscrição prévia para o email se@nullmnsr.dgcp.pt.

Acrescenta um Porto com Maria Zimbro — A Associação de Azevedo em Campanhã promove este ciclo de leitura para “unir os pontos perdidos no tempo e no espaço e que precisam de voltar às estórias”. A sessão começa às 15 horas.

Domingo

Mercado da Alegria — O Jardim do Passeio Alegre recebe o seu tradicional mercado que, além das propostas habituais em artesanato, decoração, vestuário e gastronomia, começa já a juntar sugestões para riscar presentes da lista. Aberto entre as 10 e as 19 horas.

Feira dos Golfinhos — Como é habitual, o Jardim de Basílio Teles recebe no quarto domingo de cada mês a sua tradicional feira de antiguidades e colecionismo, entre as 10 e as 17 horas.

Se quiser, pode ainda aproveitar o bom tempo para (re)visitar espaços icónicos do Porto. Carregue na galeria para conhecer quatro tours gratuitas para fazer pela cidade.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA