na cidade

Metro do Porto e STCP com circulação reforçada na noite de São João

Para facilitar as deslocações durante a festa, o serviço especial garante transportes até às seis da manhã do dia 24 de junho.
A boleia está garantida.

As festas de São João regressam ao Porto na noite deste domingo, 23 de junho, para dia 24. Como é habitual, a animação concentra-se em três locais emblemáticos da cidade: o Palácio de Cristal, o Largo do Amor de Perdição (Cordoaria) e a Casa da Música.

Para facilitar o transporte durante o período festivo, o Metro do Porto e a STCP vão implementar um serviço especial, que começa pelas 18 horas de domingo e acaba às seis da manhã no feriado. O reforço de circulação do metro contempla viagens em veículos duplos e operação contínua em todas as linhas, exceto a Linha Violeta (E), que encerrará no horário normal, ou seja, à uma da manhã. 

Devido ao tradicional fogo de artifício e à concentração de pessoas no Jardim do Morro, a circulação na Ponte Luiz I será interrompida entre as 23 horas e a uma da manhã. Durante este intervalo, o serviço da Linha Amarela (D) decorrerá do Hospital São João até São Bento e da General Torres até Santo Ovídio. A operação comercial será retomada assim que as condições de segurança estiverem asseguradas, o que se prevê acontecer por volta da uma da manhã. 

Na segunda-feira, 24 de junho, o Metro do Porto implementará a oferta habitual de domingos e feriados. Já a operação da STCP traduz-se num reforço das linhas de autocarro que servem as zonas mais tradicionais das festividades na cidade. As linhas 200, 501, 507, 601, 602, 1M, 2M, 13M vão ter uma frequência de 30 em 30 minutos, em ambos os seus sentidos. 

Entre as 21 horas e a uma da manhã, as linhas 600, 3M e 4M terão uma frequência de 12 minutos e meio. Entre a uma da manhã e as 2h30, a frequência será a cada 15 minutos. Já até às seis da manhã, a frequência será de 30 minutos. 

As linhas 401, 700, 800, 801, 305, 7M, 8M e 9M vão ter frequência de 15 minutos entre as 20 horas e a 1h30, depois até às seis da manhã, a frequência será de 30 minutos. Por fim, as linhas 905, 907 e 10M vão ter frequência de 15 minutos entre as 21 horas e a meia-noite e de 40 minutos até às 6h30. 

Devido aos condicionamentos de trânsito, algumas linhas da STCP vão sofrer constrangimentos, pelo que poderão ser suprimidas a partir das 20 horas. São elas as linhas 403 (Boavista Casa da Música — Campanhã), 900 (Praça da Liberdade — Matosinhos Mercado), 900 (Cordoaria — Santo Ovídio), 904 (Bolhão — Coimbrões) e 11M (Hospital São João — Coimbrões). 

Em relação aos elétricos, os serviços da linha 1 (Infante — Passeio Alegre) e da linha 18 (Clérigos — Passeio Alegre) irão terminar por volta das 18 horas, no domingo, véspera de feriado. Na segunda-feira, 24 de junho, ambas as linhas funcionam no seu horário habitual, a partir das 9 horas. 

Carregue na galeria para conhecer dez spots do Porto para festejar o São João a rigor. 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA