na cidade

Natal no Porto. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

O grande ícone da época, a árvore, vai ser de tamanho igual ou até superior à de 2023, que tinha 30 metros de altura.
É, para muitos, a época mais mágica do ano.

Este ano, o Porto contará com um mínimo de 94 ruas iluminadas durante a época natalícia, o que representa um acréscimo de três em relação a 2023. Além disso, a icónica árvore situada na Avenida dos Aliados terá pelo menos 30 metros de altura. A informação foi revelada esta terça-feira, 3 de setembro, pela Associação de Comerciantes do Porto à “Lusa”, aqui citada pelo “Público”.

O concurso público para a locação das iluminações, estruturas elétricas e a árvore de Natal foi lançado a 26 de setembro, tendo um preço base de cerca de 520 mil euros — um aumento de 60 mil euros em comparação com o ano anterior.

O número de motivos decorativos também será alargado, passando de 846 em 2023 para 876 este ano, um aumento que se tem verificado ao longo dos anos; em 2020, por exemplo, foram utilizados apenas 588.

Rubens de Carvalho, o presidente da associação, indicou ainda que o pinheiro instalado este ano será semelhante ou até maior que o de 2023, que apresentava 30 metros de altura e 15 de diâmetro. Além disso, a cidade contará com mais 13 árvores de dimensões inferiores.

A iluminação natalícia e as decorações espalhadas pelas ruas serão ligadas a 1 de dezembro, entre as 17h30 e as 18 horas. O Porto brilhará de domingo a quinta-feira, entre as 17h30 e as 20h30, e às sexta-feiras, sábados e vésperas de feriados, das 17h30 até à meia-noite. A desmontagem das decorações começará a 7 de janeiro e deverá ser concluída no primeiro dia do mês seguinte.

 

 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA