na cidade

Nesta creche de Leça do Balio os cães até têm festas de aniversário

A C's Pet Care é uma creche canina de Matosinhos, com banhos, tosquias e SPA, treinos, aulas e muita animação.
Uma creche para patudos.

Os planos traçados para a vida nem sempre tomam as formas com que inicialmente foram pensados. Quando as consequências da pandemia da Covid-19 deixaram a vida de Carolina Ramos de pernas para o ar, as escolhas que fez para se endireitar levaram-na a abrir a C’s Pet Care, uma creche para cães. Hoje vive rodeada de pelo, bolas com saliva e muito, muito amor.

Carolina conta à PiT que o caminho para o projeto começou a traçar-se antes mesmo de ter qualquer intenção de que nascesse, durante uma época difícil, em que Kiki, a sua cadela, não estava bem. “Ela começou a ter problemas de saúde, e na altura eu estava desempregada por causa da pandemia. Decidi tirar o curso de auxiliar veterinária para aprender e conseguir ajudá-la melhor em casa, por que ela tinha de fazer medicação e levar injeções”, explica. 

Com o curso realizado, Carolina tentou vingar na área. “Estagiei mas não conseguia arranjar trabalho na área. Pediam sempre experiência, e isso eu de facto não tinha”, adianta à PiT. Sem outra opção, a auxiliar de medicina veterinária foi “trabalhar em atendimento ao público”. 

No final de 2022, Kiki acabou por morrer, e concretizou-se o início do novo momento da vida de Carolina. “Fez-me uma espécie de click, e pensei “porque não agora, com estes conhecimentos e experiência, trabalhar por conta própria?” Comecei a fazer passeios, pet sitting e comecei a distribuir panfletos”, conta.

A partir daí, os clientes foram chegando, e além dos serviços que já oferecia, Carolina passou também a receber pedidos para que os patudos ficassem em sua casa. “Passou a ser creche durante o dia aqui em casa, e acabei por perder a capacidade de os ter aqui a todos, porque a procura foi muita”, adianta.

Uma creche muito versátil

O passo seguinte foi abrir um espaço que acomodasse todos os animais que chegaram até si, e os que estavam ainda por chegar. “Dia 29 de setembro abri o espaço”, conta. Em Leça do Balio, Matosinhos, o principal serviço é a creche canina, e a C’s Pet Care oferece ainda banhos e tosquias, treinos, aulas para cachorros e festas de aniversário.

De momento, Carolina afirma à PiT que o espaço “tem 35 cães”, e que “os banhos e os treinos são serviços complementares”, que “têm sido mais procurados para os clientes de fora”. Além de dona, Carolina gere sobretudo a creche, acompanhada por outra monitora “que também tem formação em treino de cães”. “Os treinos em si são feitos por uma treinadora responsável”, explica Carolina, e há ainda “uma groomer para os banhos”. 

As aulas para cachorros e as festas de aniversário são novas iniciativas do espaço. As primeiras terão início no final deste mês de janeiro. “São aulas para cachorros dos dois aos cinco meses, feitas pela nossa treinadora, com quatro ou cinco cães, para fazer uma abordagem inicial com os tutores. Queremos que aprendam os comandos básicos”, esclarece a proprietária. 

Carolina afirma notar uma tendência na faixa etária dos patudos que integram a creche. “Têm vindo muitos bebés, por volta dos cinco, seis meses e depois até aos dois, três anos”, adianta, acrescentando que “os que já eram clientes têm mais idade, mas os clientes novos são todos muito jovens”.

Os motivos que levam os tutores a optarem por deixar os seus cães na creche prendem-se com o desejo de lhes proporcionar companhia e socialização. “Por um lado, existem aqueles que trabalham fora de casa e não querem deixar os cães sozinhos. Os outros até podem trabalhar a partir de casa, mas sentem que os cães precisam desta socialização com os seus pares. Às vezes, mesmo em casa, não têm disponibilidade de brincar com os cães e assim garantem que eles estão acompanhados”, explica à PiT. 

A dona da C’s Pet Care afirma não existirem quaisquer restrições de tamanho ou raça para a entrada na creche. “Não há restrições. O que fazemos sempre é avaliar e ver se é viável o cão estar aqui connosco“, esclarece. Neste sentido, todos passam por um dia experimental, quando é feita uma “introdução gradual com os outros cães, sem os donos, para vermos como é a interação e os comportamentos deles”. Além disso, a equipa conversa com os tutores “para perceber o histórico e o comportamento deles no dia-a-dia”. Mesmo com a avaliação inicial, Carolina ressalva que “todos estão em constante avaliação”, e conta que desde o início do projeto só recusaram dois cães, irmãos. 

O preço diário para a creche começa nos 18,50 euros, e os banhos começam nos 18€.

Percorra a galeria para conhecer mais sobre os serviços da C’s Pet Care e os serviços que oferece.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA